Crônicas de um técnico

[Crônicas de um Técnico] Samu é minha vida

Me chamo Elias, técnico de enfermagem que presta assistência ao SAMU. Presto assistência juntamente ao Enfermeiro e o médico intervencionista. Todo dia, toda hora, estaremos lá, onde precisar.

Fora as nossas funções delegadas, temos atributos dentro de um ambiente móvel (ambulância), como manter a assepsia dos equipamentos e materiais assim como da cabine posterior da ambulância, conhecer integralmente o todos os equipamentos, materiais e medicamentos disponíveis na ambulância e realizar manutenção básica dos mesmos; estabelecer contato radiofônico (ou telefônico) com a central de regulação médica e seguir suas orientações, conhecer a estrutura de saúde local, Conhecer a localização de todos os estabelecimentos de saúde integrados ao sistema assistencial local,proceder os gestos básicos de suporte à vida, proceder imobilizações e transporte de vítimas,realizar medidas reanimação cardiorespiratória básica, identificar todos os tipos de materiais existentes nos veículos de socorro e sua utilidade, comparecer, atuando ética e dignamente, ao seu local de trabalho, conforme escala de serviço predeterminada, e dele não se ausentar até a chegada do seu substituto, tratar com respeito e coleguismo os outros médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas, liderando a equipe que lhe for delegada com ordem e profissionalismo.

Não podemos atuar sozinhos. Podemos recusar a sair da ambulância, sem a ajuda do enfermeiro. “Não é omissão de socorro, porque o código de ética de enfermagem de diz que o profissional não pode assumir atribuições que não sejam de nossa competência técnica, cientifica ética e legal”.

Amo muito o que faço, e dedico a cada dia mais estudando e me focando na área que mais amo, que é pronto atendimento. Seja um profissional diferenciado. Busque além daquilo em que você procura.

Para participar da crônica, você deverá:

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com

2 thoughts on “[Crônicas de um Técnico] Samu é minha vida

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.