Dicas

O Técnico de Enfermagem em Homecare (Atendimento em Domicílio)

O Técnico de Enfermagem em home care exerce um papel fundamental na recuperação do paciente. Diferentemente de um ambiente hospitalar, em home care, o Técnico de Enfermagem passa longas horas na residência do paciente, juntamente com sua família, e desenvolve seu trabalho sem o benefício da supervisão direta contínua de um Enfermeiro. Portanto, seu trabalho deve ser norteado por um plano de tratamento objetivo, claro e bem elaborado, para evitar consequências adversas. Sua conduta deve ser profissional, ética e sistemática.

O Técnico de Enfermagem deve evitar a armadilha de vir a assumir que se tornou um “novo membro da família”. O profissional deve executar o plano de tratamento e auxiliar a equipe multidisciplinar a atingir suas metas clínicas, sempre preservando a imagem de sua equipe e empresa.

O Técnico de Enfermagem não deve envolver-se com assuntos de natureza particular da família, mesmo que seja convidado a fazê-lo, lembrando que a familiaridade, leva o profissional a perder o controle sobre a razão principal que o levou até aquele ambiente de cuidados: o cuidar.

Não é incomum neste setor, nos deparamos com profissionais que optam por envolver-se com os pacientes e familiares a ponto de antagonizar sua empresa e equipe em favor de um falso senso de intimidade e integração à família do paciente. Este comportamento prejudica o andamento do plano de tratamento e danifica em muito o relacionamento delicado entre a empresa, a fonte pagadora, o paciente, a família e o próprio profissional, que, consequentemente, perde seu emprego. Manter-se neutro, não trocar informações confidenciais entre vários níveis de relacionamento, e acima de tudo, ser leal à fonte de seu salário (a empresa de home care) é fundamental ao sucesso do Técnico de Enfermagem em home care.

Participe das minhas redes sociais!
►Blog: https://goo.gl/inrVZX
►Página do Facebook: https://goo.gl/FO1n0Q
►Comunidade do Google +: https://goo.gl/PUdxfY
►Meu canal do Youtube: https://goo.gl/nGRjGA

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com

One thought on “O Técnico de Enfermagem em Homecare (Atendimento em Domicílio)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.