Crônicas de um técnico Histórias

Eu sou apenas um Técnico de Enfermagem!

Em um dia corriqueiro, em um setor de UTI, uma acompanhante me observava enquanto estava ajudando sua mãe a se posicionar no leito, e eu estava aparentemente exausto, então ela não hesitou em me perguntar, por que eu estava tão cansado, se eu estava só cuidando da mãe dela e de um outro paciente no box do lado, que estava em estado crítico. “Você é apenas um técnico de enfermagem, está ali só para trocar a fralda, dar banho, dar comida e medicação pra minha mãe.”

Em meus 20 anos de profissão, ouvi diversas vezes esse tipo de coisa. Mas neste dia me incomodou. Então olhei para ela e expliquei: 

– Estou cuidando de vidas de pessoas que não conheço, mas fiz um juramento que iria cuidar, sem conhecê-las, porque sou apenas um técnico de enfermagem.

– Segurei as mãos de pacientes e preservei a sua dignidade, enquanto eles davam seu último suspiro, porque sou apenas um técnico de enfermagem.

– Consolei mães, pais, parentes próximos, pela perda de um filho, ente querido, e ainda assim, sou apenas um técnico de enfermagem.

– Fiz massagem cardíaca, e trouxe pacientes de volta à vida, sou apenas um técnico de enfermagem.

– Sou os olhos, ouvidos e mãos de um médico, com a supervisão de um enfermeiro, ajudo a tratar e cuidar de doenças, porque sou apenas um técnico de enfermagem.

– Eu perco o Natal, Ano Novo, feriados, festas de aniversário dos meus filhos, e deixo de ver meus filhos crescerem para vir trabalhar e tratar de seus entes queridos, e mesmo assim, sou apenas um técnico de enfermagem. 

– Aguento ver sangue, achar veias, tratar de feridas, e ainda assim, sou apenas um técnico de enfermagem.

Eu tenho experiência e conhecimento para salvar a vida das pessoas. Não somente troco fraldas, dou banho, dou comida e medicação. Ser Técnico de Enfermagem vai além. 

Bom, se sou apenas um Técnico de Enfermagem, tenho o orgulho de ser um!

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com

5 thoughts on “Eu sou apenas um Técnico de Enfermagem!

  1. E eu fiz tudo isso em uma UTI adulto durante 20 anos com muito amor….sendo apenas uma auxiliar de enfermagem . Sendo que depois de 39 anos dentro de hospital hoje estou aposentada….mas sou apenas uma auxiliar de enfermagem que tudo que fez foi com muito amor pelo ser humano.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.