Notícia

Homem de 28 anos nos EUA tem AVC após estalar o pescoço

Um homem de 28 anos de Oklahoma, Estados Unidos, rompeu uma artéria vertebral em seu pescoço que se liga ao cérebro, causando um derrame. De acordo com a KOCO News, filiada da emissora ABC, Josh Hader de Guthrie, em Oklahoma rompeu a artéria simplesmente por estalar o pescoço.

“Assim que eu ouvi o estalo, tudo do meu lado esquerdo começou a ficar dormente”, disse Hader à KOCO News. “Eu me levantei e tentei pegar um saco de gelo do congelador e me lembrei que não conseguia andar em linha reta”.

O sogro de Hader o levou até a emergência, onde os médicos descobriram que Hader teve sorte, na verdade. “Ele poderia ter formado mais coágulo naquele rompimento e sofrer de um derrame fatal. Ele poderia ter morrido”, disse Vance McCollom, médico do Mercy Hospital.

Hader não passou ileso. Um músculo ligado ao seu olho ficou enfraquecido pelo fato de o nervo ter sido afetado. Ele ficou com a visão borrada e precisou usar um tampão por muitos dias. Hader também precisou usar um andador por alguns dias e ainda tem alguma dificuldade para caminhar. Além disso, ele sofreu com soluços dolorosos por uma semana e meia.

“Se você quiser estalar o seu pescoço, só estale ele de um lado e do outro. Não gire a cabeça”, disse McCollom à KOCO. “Sempre que você gira o pescoço há o risco de romper esse caso… Eu suspeito que ele tenha mexido rapidamente para cima e para baixo. E foi por isso que aconteceu o rompimento”.

Esse tipo de lesão não é inédita. Um estudo publicado em 2013 na PLOS One descobriu mais de 700 casos de AVCs associados com a manipulação quiroprática da coluna vertebral. E um relatório de casos de 2011 descreveu a situação de uma mulher de 42 anos que sofreu o rompimento de uma artéria vertebral por estalar o seu pescoço repetidamente. Felizmente, ela sobreviveu.

“Doze dias antes, [a paciente] tinha tido ‘a pior dor de cabeça de sua vida’, que começou na coluna cervical inferior esquerda e se estendeu até a região temporal esquerda”, diz o estudo de caso. “Ela relatou que se auto-manipulava regularmente ou ‘estalava’ o pescoço para reduzir a dor no pescoço. Ela relatou que tinha realizado esta auto-manipulação do pescoço várias vezes ao dia durante os últimos anos”.

Antes da cirurgia, Hader pediu desculpas para a sua mulher, de acordo com o médico que o operou. “Ele queria dizer à sua esposa que lamentava ter estalado o pescoço”, disse McCollom à KOCO. “Sua esposa vinha lhe dizendo: ‘Não estale o pescoço’. Você vai causar um derrame”.

FONTE: Koco.com

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com