Notícias da Enfermagem

Saiba as novas recomendações para a administração de vacinas!

Você está sabendo dessas novas recomendações que a Secretaria de Vigilância em Saúde Junto com o Ministério da Saúde publicaram recentemente?

A informação foi lançada pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações com orientações quanto à aplicação de vacina intramuscular e a não indicação de aspiração.

Se liga no que mudou:

– Aspiração no momento da administração do imunobiológico em tecido muscular, para verificar se foi atingido vaso sanguíneo, NÃO está mais indicada!: e acordo com a literatura, é desnecessário esse procedimento, não havendo razões clínicas para sua realização, nas regiões deltoide, ventroglúteo e vasto lateral, com exceção da região dorsoglútea.

– A região dorsoglútea, muito usada para a administração de imunobiológicos e medicamentos em geral no passado, deixou de ser um sítio de primeira escolha : devido ao risco de lesão do nervo ciático, além de ser uma região que apresenta falta de células fagocíticas adequadas, necessárias para a imunogenicidade. Atualmente, é uma opção para a administração de volumes maiores, como determinados tipos de soros (antirrábico, por exemplo) e imunoglobulinas (anti-hepatite B e varicela, como exemplos).

– A região ventroglutea é uma das melhores opções quanto à via de administração alternativa: pois oferece a melhor espessura de músculo, é livre de nervos e vasos sanguíneos, com uma camada mais estreita de gordura, além de apresentar redução de dor durante a aplicação. O volume máximo recomendado para administração de imunobiológicos nessa região é de 3,0mL em adultos.

Fique dentro destas informações acessando o documento que está disponível no site do Ministério da Saúde!

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com