Notícias da Enfermagem

Conheça as novas Diretrizes de Hipertensão Arterial 2020

SE LIGUEM NESSA NOVA DIRETRIZ DE HIPERTENSÃO ARTERIAL!

Durante o 75º. Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocorrido na semana passada, foi divulgada a nova diretriz de hipertensão arterial. A classificação para pré-hipertensão sofreu alteração, conforme a ilustração acima.

Um destaque da nova diretriz é a definição de hipertensão arterial sistêmica. Ela volta a utilizar o termo “pré-hipertensão”, pois em grupos de maior risco cardiovascular esta será novamente a meta de tratamento.

Em sua nova diretriz define:

  • PA ≥ 140/90 mmHg = hipertensão
  • PA sistólica 130-139 e/ou diastólica 85-89 = pré-hipertensão
  • PA sistólica 120-129 e/ou diastólica 80-84 = normal
  • PA < 120/80 mmHg = “ótima

Mas, o que é importante ao final?

Que você consiga enxergar se o paciente é de baixo, moderado ou alto risco, porque é essa medida que irá orientar a intensidade e os objetivos do tratamento. Pacientes de baixo risco terão como meta a PA < 140/90, ao passo que os de alto risco têm por objetivo uma PA < 130/80 mmHg.

FONTE: Diretriz Apresentada no Congresso Brasileiro de Cardiologia 2020 (https://www.sbc2020.com.br/)

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com