Que Medicamento é Esse?: Tiocolquicósido

O Coltrax é um relaxante muscular que tem como princípio ativo o tiocolchicosídeo. Essa substância é indicada para o alivio a curto prazo e no tratamento de dores musculares da coluna, decorrentes de contraturas.

Como Funciona?

O tiocolchicosídeo, substância ativa de Coltrax, é uma substância derivada do enxofre, proveniente da colchicina, um alcaloide extraído de plantas. Atua no organismo como relaxante muscular, tanto em seres humanos como em animais. O tiocolchicosídeo promove uma perda gradual ou eliminação considerável da contração que leva a rigidez muscular, diminui a resistência do músculo e reduz ou elimina o aparecimento da contratura residual.

A sua ação relaxante muscular manifesta-se igualmente sobre os músculos dos órgãos internos do corpo – principalmente sobre o útero. Por outro lado, o tiocolchicosídeo não altera os movimentos voluntários, não provoca paralisia e, portanto, não apresenta risco sobre a musculatura e movimentos respiratórios.

Coltrax não tem ação no sistema cardiovascular.

Os Efeitos Colaterais

Os principais efeitos colaterais do Tiocolquicosido incluem urticária na pele, inchaço no local da injeçao, sonolência, diarreia, dor no estômago, náuseas, vômitos ou desmaio.

Quando é Contraindicado?

Coltrax é contraindicado em pacientes que apresentam alergia ao tiocolchicosídeo ou a qualquer componente da fórmula.

Coltrax não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação e aos pacientes que apresentam alergia conhecida à colchicina.

Coltrax não deve ser utilizado por mulheres em idade fértil (com potencial para engravidar) que não estejam utilizando métodos contraceptivos eficazes.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas durante todo o período da gestação ou por mulheres que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Este medicamento é contraindicado para menores de 16 anos.

Os Cuidados de Enfermagem

  • A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser interrompido, sem o conhecimento do médico. que o paciente alcance melhora.
  • No caso de gravidez (confirmada ou suspeita),ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o médico deverá ser comunicado imediatamente.
  • Informe ao paciente as reações adversas mais freqüentes relacionadas ao uso da medicação e na ocorrência de qualquer uma, principalmente as incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser consultado.
  • Recomende que o paciente informe ao médico o esquema de medicação anterior ao tratamento ou à cirurgia.
  • Recomende que o paciente mude de posição que se levante da cama ou de cadeiras lentamente, para evitar hipotensão postural, durante a terapia e que, aos primeiros sinais de queda da PA (náusea, tontura, sudorese, sensação de debilidade), sente-se ou deite-se imediatamente até o desaparecimento desses sintomas. O paciente também deverá ser especialmente cuidadoso ao subir ou descer escadas, ao atravessar ruas e durante o banho. Consumo de álcool, permanência de pé durante longos períodos, prática de exercícios e temperaturas quentes também podem aumentar a hipotensão postural.
  • Recomende que o paciente evite dirigir e outras atividades que requerem estado de alerta, até a resposta à medicação seja conhecida.
  • Recomende ao paciente que evite o consumo de álcool e o uso concomitante de outros depressores do SNC, como também de qualquer outra droga ou medicação, sem o conhecimento do médico, durante a terapia.
  • Interações medicamentosas: atenção durante o uso concomitante de outras drogas.
  • VO: a medicação deverá ser administrada com um pouco de líquido pela manhã; quando for necessária uma ação mais rápida, use a forma IV.
  • IM ou IV: administre profundamente (IM) na glútea; administre lentamente (IV); ambas as vias de administração podem ser utilizadas simultânea ou  alternadamente, conforme prescrição médica.

Comentários

O que você achou da nossa publicação?

Clique nas estrelas!

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais!

Não achou o que queria?

Nos dê a sugestão do tema! Iremos elaborar ilustrações e publicações com sua ajuda!

Escreva um tema que gostaria que fosse abordado!