Torneira de 3 Vias: “Dânula” ou “Three-way”

Popularmente chamado de “Torneirinha” ou “Torneira” de 3 vias, além da “Dânula” e também “Three-way”, é um dispositivo muito utilizado pela enfermagem para diversos tipos de propósitos.

Entre eles, muito utilizada para conexão de acesso intravenoso para monitoração invasiva de pressão e administração de líquido, fármacos e retirada de amostras, sendo desenvolvidas para a aplicação de medicamentos em terapias intra-venosas contínuas e intermitentes.

Nada mais que um duplicador de acesso venoso. Com este dispositivo, pode conectar e controlar o direcionamento do fluxo de soluções de 03 linhas distintas em suas extremidades fêmea e macho.

Eu posso reutilizá-los?

Não! Este dispositivo além de ser de uso único, sendo descartável após um período pré-determinado pelo fabricante ou por meio de protocolos operacionais padrões (POPs), ele é confeccionado de forma estéril, não podendo de forma alguma a sua re-utilização.

Como funciona seu Sistema?

Seu sistema é constituído por um volante giratório em forma de “T” com setas indicativas, onde as 3 setas indicam que a via é aberta para a infusão. Contudo quando a via está fechada, é direcionado onde não há uma seta indicativa, sendo então fechado a via desejada.

Alguns Cuidados de Enfermagem

  • A Torneira é de uso único e descartado, deve-se respeitar o tempo de uso através de protocolos de troca de dispositivos preconizados nos hospitais;
  • A Torneira deve ser trocada antes do prazo caso haja sujidades como grumos de sangue, medicamentoso, que possam obstruir toda a extensão do cateter;
  • Ao vencimento do prazo da Torneira, deve-se trocar TODAS as torneiras em conexão ao cateter, para evitar a disseminação de infecção na corrente sanguínea;
  • Deve-se guardar as tampas em um local limpo e livre de contaminação para posterior uso;
  • Não deixar as vias de acesso das torneiras que não estão sendo infundidas no momento SEM AS TAMPAS!;
  • Caso haja perda das tampas, providenciar tampas valvuladas, caso não há disponibilidade, deve descartar a torneira.
  • Atentar ao rosqueamento da torneira com a via de acesso e entre outras torneiras, para evitar a desconexão acidental de todo o sistema.

Comentários

O que você achou da nossa publicação?

Clique nas estrelas!

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais!

Não achou o que queria?

Nos dê a sugestão do tema! Iremos elaborar ilustrações e publicações com sua ajuda!

Escreva um tema que gostaria que fosse abordado!