Notícias da Enfermagem

Coren-SP: Cuidado de Enfermagem Focado na Pessoa, Não em Bonecas Reborn

São Paulo, 20 de maio de 2025 – O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) divulgou nesta terça-feira (20) a Nota Técnica nº 001/2025, que estabelece diretrizes claras sobre o uso de bonecas reborn no cuidado a pacientes. O documento enfatiza que o cuidado de enfermagem deve estar centrado na pessoa e em suas necessidades clínicas reais, abrangendo aspectos físicos, emocionais e psicossociais.

De acordo com a Câmara Técnica de Ética, Legislação e Normas do Coren-SP, embora as bonecas reborn possam ser recursos auxiliares em contextos específicos, como no cuidado a pessoas com demência, elas não devem ser um critério de prioridade nem definir o plano de cuidados de Enfermagem. A nota técnica reforça a importância da escuta qualificada e do acolhimento, respeitando sempre os limites técnicos da profissão.

O Coren-SP alerta que práticas que simulem atendimentos infantis ou que desvirtuem os objetivos terapêuticos devem ser rejeitadas. O enfermeiro deve exercer um julgamento clínico qualificado, reafirmando o compromisso da Enfermagem com um cuidado ético, seguro, baseado em evidências e voltado à dignidade humana.

A Nota Técnica 001/2025 está disponível na íntegra para consulta, reforçando o compromisso do Coren-SP com a valorização da Enfermagem e a defesa de práticas fundamentadas em ética, ciência e respeito à dignidade das pessoas.

Fonte: COREN-SP

💡

Faltou algum tema ou procedimento?

Conta pra gente qual assunto você quer ver esmiuçado e transformado em ilustração no próximo post!

🎉

Muito obrigado pela sua sugestão!

Sua ideia foi enviada com sucesso para a nossa equipe. Em breve ela poderá virar uma linda ilustração no blog! 💙

Christiane Ribeiro
Técnica de Enfermagem Intensivista, atuo há 16 anos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, prestando assistência direta a pacientes críticos — desde monitorização hemodinâmica até administração de drogas vasoativas e cuidados pós-operatórios complexos. Uso essa vivência diária à beira do leito como base para cada ilustração e publicação do Enfermagem Ilustrada, blog que mantenho desde 2016 e que hoje alcança mais de 230 mil leitores por mês entre estudantes, técnicos e enfermeiros em todo o Brasil.
https://enfermagemilustrada.com