A escala de Rancho Los Amigos é uma ferramenta que avalia o nível de consciência e função cognitiva de pacientes que sofreram traumatismo crânio encefálico (TCE).
Ela foi desenvolvida em 1972 no Rancho Los Amigos Medical Center na Califórnia e possui oito níveis de funcionamento cognitivo, que vão desde a ausência de resposta até a resposta intencional e apropriada.
A escala ajuda a equipe de reabilitação a planejar o tratamento adequado e acompanhar a evolução do paciente, mas não prediz as consequências da lesão. A escala é baseada nas observações comportamentais do paciente em relação aos estímulos externos.
A Escala
- I – SEM RESPOSTA – O paciente parece estar em sono profundo e está completamente não-reativo a qualquer estímulo.
- II – RESPOSTA GENERALIZADA – O paciente reage inconsciente e despropositadamente aos estímulos, de modo inespecífico. As respostas são limitadas e frequentemente as mesmas, independentemente do estímulo apresentado.
- III – RESPOSTA LOCALIZADA – O paciente reage especificamente, mas inconscientemente aos estímulos. As respostas estão diretamente relacionadas ao tipo de estímulo apresentado. Pode seguir comandos simples num modo inconsciente e retardado, como fechar os olhos ou apertar a mão.
- IV – CONFUSÃO-AGITADO – O paciente está em um estado intensificado de atividade. O comportamento é bizarro e despropositado, relativamente ao ambiente imediato. Não discrimina entre pessoas ou objetos; é incapaz de cooperar diretamente com esforços do tratamento. Frequentemente as verbalizações são incoerentes e/ou inadequadas ao ambiente; pode estar presente a confabulação. A atenção geral ao ambiente é muito breve; frequentemente inexiste a atenção seletiva. O paciente não possui lembranças a curto e a longo prazo.
- V – CONFUSO-INADEQUADO – O paciente é capaz de responder a comandos simples de modo bastante consistente. Contudo, com a crescente complexidade dos comandos, ou com a ausência de qualquer estrutura, as respostas são despropositadas, aleatórias ou fragmentadas. Demonstra atenção geral ao ambiente, mas é altamente desatento, e não tem a capacidade de focalizar a atenção em uma tarefa específica. Com estrutura, pode ser capaz de conversar num nível automático social por breves períodos de tempo. Frequentemente a verbalização é inadequada e confabulatória. A memória está gravemente prejudicada; frequentemente exibe um uso inadequado dos objetos; pode desempenhar tarefas prévia e estruturalmente aprendidas, mas é incapaz de aprender novas informações.
- VI – CONFUSO-APROPRIADO – O paciente exibe um comportamento dirigido para as metas, mas é dependente de informações ou orientações externas. Acompanha orientações simples consistentemente, e exibe transferência para problemas reaprendidos, mas apropriados para a situação; as memórias passadas revelam maior profundidade e detalhes que a memória recente.
- VII – AUTOMÁTICO-APROPRIADO – O paciente parece apropriado e orientado nas instalações hospitalares e domiciliares; passa pela rotina diária automaticamente, mas frequentemente assemelhando-se a um robô, com confusão mínima ou ausente, e tem recordações superficiais das atividades. Revela transferência para novos aprendizados, mas numa velocidade reduzida. Com estrutura, é capaz de iniciar atividades sociais ou recreativas; o julgamento permanece prejudicado.
- VIII- PROPOSITAL-APROPRIADO – O paciente é capaz de lembrar-se e integrar eventos passados e recentes, e percebe e reage ao ambiente. Exibe transferências para novos aprendizados, e não necessita de supervisão, uma vez que tenham sido aprendidas as atividades. Pode continuar a exibir uma capacidade diminuída relativamente às capacidades pré-morbidez, raciocínio abstrato, tolerância ao estresse, e julgamento em emergência ou circunstâncias peculiares.
Os escores Rancho los Amigos são usados por profissionais de saúde para comunicação padronizada sobre o estado do paciente e podem ser usados por fisiatras , fisioterapeutas , terapeutas ocupacionais , terapeutas recreativos e fonoaudiólogos como base para o planejamento do tratamento.
Referência:
- Centro Nacional de Reabilitação Rancho Los Amigos. (1 de março de 2011). Os Níveis Rancho de Funcionamento Cognitivo em https://web.archive.org/web/20110514024558/http://rancho.org/Research_RanchoLevels.aspx
Você precisa fazer login para comentar.