Vitória, 15 de junho de 2025 – Uma importante diretriz para o avanço do diagnóstico de HIV no Espírito Santo foi emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES). Por meio da Nota Técnica nº 20/2025, a Câmara Técnica de Assistência do Coren-ES confirmou que toda a equipe de Enfermagem está apta a realizar testes rápidos de HIV, desde que haja a devida capacitação e supervisão do enfermeiro.
O parecer técnico reforça que os enfermeiros possuem competência técnica e legal para conduzir o exame, oferecer o aconselhamento pré e pós-teste, emitir relatórios, solicitar ou realizar exames confirmatórios e fazer os encaminhamentos e agendamentos necessários. Além disso, cabe ao enfermeiro a supervisão de toda a equipe de Enfermagem.
Já os técnicos e auxiliares de Enfermagem, após treinamento específico, podem executar o teste rápido de HIV sob a supervisão de um enfermeiro. A Nota Técnica destaca a importância do registro completo do procedimento no prontuário do paciente ou no boletim de serviço, incluindo data, hora, local da punção e qualquer desconforto relatado durante a coleta. Essas diretrizes estão em conformidade com as Resoluções Cofen nº 754/2024 e nº 733/2024.
A medida visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, sendo crucial para a saúde pública. Pacientes com resultado reativo devem ser imediatamente encaminhados ao enfermeiro, responsável pela emissão do laudo.
Para mais detalhes sobre o parecer, acesse a íntegra da Nota Técnica nº 20/2025 no portal do Coren-ES: Equipe de Enfermagem pode realizar testes rápidos de HIV, aponta parecer do Coren-ES.




