Dicas

Curativo de PICC: O Técnico de Enfermagem pode realizar?

Pergunta:

“Me chamo Cláudia, e sou técnica de enfermagem em uma UTI, onde os procedimentos de inserção de PICC são comuns e geralmente auxiliamos os Enfermeiros a realizarem este procedimento. Em um destes procedimentos, um Enfermeiro após terminar de inserir o cateter, deixou o curativo para eu mesma realizar. Fiquei intrigada, pois recebi orientações que nós técnicos não podemos estar realizando o curativo, e que no máximo, podemos lavar a via com soro fisiológico constantemente, para evitar obstruções. Podemos estar realizando curativos no cateter? O que o técnico de Enfermagem pode estar realizando quanto à este procedimento?”

Cara colega, o procedimento, tanto quanto os cuidados e a manutenção são privativas do Enfermeiro, sendo que este se equivocou quanto ao lhe passar este procedimento, na qual seria a manutenção da mesma.

Você recebeu a orientação corretamente, onde há instituições permitem que o Técnico de Enfermagem, realize a administração de medicamentos e a lavagem do cateter, deixando o cuidado e manutenção do curativo exclusivamente ao Enfermeiro.

Temos em respaldo o PARECER CT COREN-SP 043 /2013, quando dá-se a conclusão de que “a lavagem do cateter e a administração de medicamentos sejam preferencialmente realizados por Enfermeiros. O Técnico de Enfermagem, treinado e supervisionado por um Enfermeiro habilitado poderá realizar a lavagem do PICC e a administração de medicamentos, conforme protocolo desenvolvido pela instituição.“… Quanto a fixação do cateter, a mesma deve ser “exclusivamente realizada pelo Enfermeiro habilitado e capacitado, promovendo assim a inspeção, a palpação e a avaliação contínua do sítio de inserção do cateter.”

Espero ter ajudado.

 

Christiane Ribeiro
Sou Técnica de Enfermagem Intensivista há 15 anos, atuando em UTI Adulto. Além da rotina hospitalar, também sou ilustradora digital, criando conteúdos educativos para facilitar o aprendizado na enfermagem. No blog e nas redes sociais, compartilho minhas experiências e ilustrações para ajudar quem está começando na área.
https://enfermagemilustrada.com

4 thoughts on “Curativo de PICC: O Técnico de Enfermagem pode realizar?

    1. Olá Marinalva!

      Desde que esteja previamente prescrito pelo médico, o técnico de enfermagem pode estar administrando o MgSO4 no paciente, desde que é um eletrólito, é indicado para reposição dos níveis de magnésio, no tratamento de hipomagnesemia, edema cerebral, eclâmpsia, controle de convulsão em uremia aguda, tetania uterina, controle das arritmias cardíacas e intoxicação e envenenamento por bário, em adultos e crianças.

      Vale lembrar que deve seguir rigorosamente os cuidados de enfermagem com paciente nessas condições: Verificar sinais vitais antes, durante e após a infusão medicamentosa; – Realizar controle do balanço hídrico; identificar e anotar a presença e localização de edema; Alertar para sinais convulsivos; atentar para sinais depressivos do sistema nervoso central; controlar diurese; verificar presença de reflexo patelar e se a frequência respiratória está no mínimo 16 rpm e deixar preparado o antagonista do sulfato de magnésio que é o gluconato de cálcio.

      Relembrando: Somente administre à pedido médico e PREVIAMENTE PRESCRITO PELO MESMO!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.