Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV) é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação e que, não necessariamente, possui uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos).
Um EAPV pode ser qualquer evento indesejável ou não intencional, isto é, sintoma, doença ou um achado laboratorial anormal.
A grande maioria dos EAPV é local e/ou sistêmico de baixa gravidade. Por essa razão as ações de vigilância são voltadas para os eventos moderados e graves.
As vacinas são produtos biológicos com excelente perfil de segurança e a ocorrência de eventos adversos relacionados à vacinação deve ser imediatamente notificada, investigada e esclarecida para que não ponha em risco o programa de imunizações e a segurança epidemiológica de toda a população.
Notificação Imediata
- Todos os eventos adversos graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente ao nível hierárquico superior, com a finalidade de alertar a vigilância e obter orientações quanto à investigação se necessário.
- Fluxo imediato dentro das primeiras 24 horas por meio de telefone, e-mail, fax.
- O tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 48 horas após a notificação.
Notificação
Os EAPV e EI que ocorrem com imunobiológicos da rede pública devem ser notificados no SIPNI.
Os EAPV e EI que ocorrem com imunobiológicos da rede privada devem ser notificados no VigiMed.
Referências:
Você precisa fazer login para comentar.