Notícias da Enfermagem

Profissionais da Enfermagem têm apoio emocional durante a pandemia do Coronavirus

Diante das jornadas exaustivas, da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do medo de contágio, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) passou a disponibilizar canal de ajuda emocional aos profissionais de Enfermagem. O atendimento é online, por meio de um chat disponível no site www.juntoscontracoronavirus.com.br
 ou no canto inferior direito da tela no site do Cofen www.cofen.gov.br.

A ferramenta conta com uma equipe formada por enfermeiros voluntários especializados na assistência de saúde mental. O objetivo é dar mais apoio a esses profissionais que estão na linha de frente no combate contra a COVID-19. O canal faz parte da campanha “Juntos Contra o Coronavírus”, do Cofen, que busca fortalecer a categoria durante a pandemia.

Os voluntários farão os atendimentos a quem precisar, a fim de colaborar com os milhares de profissionais que têm trabalhado incansavelmente nas unidades de saúde do país. O Brasil precisa desses profissionais de enfermagem emocionalmente fortalecidos para que continuem firmes nessa luta.

Com a atual projeção do pico da epidemia, que deve acontecer dentro dos próximos dias no país, a sociedade não pode perder profissional tão especializado por afastamento. Além do contágio por coronavírus, quadros de pânico e ansiedade, decorrentes do estresse, desfalcam as equipes de saúde. É necessário cuidar de quem cuida.

CAMPANHA

“Juntos contra o coronavírus” é o nome da campanha criada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, a fim de promover uma rede de proteção aos mais de 2 milhões de profissionais de Enfermagem em todo o Brasil. Além de ampliar a segurança para enfermeiros e técnicos, a campanha visa reforçar o sentimento de união desses profissionais.

É no endereço eletrônico www.juntoscontracoronavirus.com.br que os profissionais de Enfermagem, e também o público em geral, podem encontrar conteúdo completo sobre o coronavírus, como os cuidados que devem ser tomados no enfrentamento da COVID-19.

O site é um hub de conteúdos, com informativos e extensa galeria de vídeos. Trata-se de um espaço dedicado às recomendações de segurança para que as equipes de enfermagem façam o acolhimento dos pacientes da forma correta.

Tais medidas incluem a formação de Equipe de Resposta Rápida para a chegada de pacientes com sintomas respiratórios; definição de local de espera para pessoas com quadro clínico compatível com COVID-19 serem avaliadas por médico ou profissional de enfermagem; provimento de EPI; entre outras. Para fazer o download da cartilha, basta acessar:
O documento e o site também apresentam recomendações gerais com o objetivo de retardar a progressão da pandemia no Brasil e, assim, reduzir o impacto nos serviços de saúde, o pico epidêmico e a circulação. Para isso, um dos principais pontos enfatizados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é: fique em casa a fim de evitar a propagação do vírus.
Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com