Hiperêmese gravídica

A hiperêmese gravídica (HG) consiste no quadro clínico caracterizado pela presença de náuseas e vômitos (êmese) que ocorre principalmente, mas não exclusivamente, no primeiro trimestre gestacional.

Quando as náuseas e vômitos são frequentes e persistentes, podem progredir até levar a distúrbios nutricionais e metabólicos, como redução de peso, desidratação e cetonúria.

Não se pode confundir a chamada doença da manhã com a hiperêmese gravídica. A primeira é experimentada por aproximadamente 70-80% das gestantes, enquanto que a segunda, que não é muito comum, trata-se do caso extremo da primeira.

Causas

Não se sabe ao certo a causa da HG. Acredita-se que ela resulte de um conjunto de fatores, como:

  • Resposta anormal à gonadotrofina coriônica humana;
  • Citotoxinas, sintetizadas a partir de substâncias encontradas nas vilosidades coriônicas, que alcançam a corrente sanguínea;
  • Deficiência de vitamina B6;
  • Reação gastrointestinal de etiologia psicossomática.

Sintomas

O principal sintoma da hiperêmese gravídica são os vômitos frequentes e que chegam a incapacitar o cotidiano e o dia a dia da paciente.

 Esses vômitos são acompanhados de enjoos frequentes e também de outros processos fisiológicos, como, a perda de peso em decorrência dos vômitos e a desidratação severa.

Tratamento

Normalmente, o tratamento da hiperêmese gravídica depende do apoio de um médico ou mesmo de um hospital, já que a paciente pode ficar severamente desidratada.

Além do uso de medicamentos para enjoo indicados para as gestantes, também podem ser usadas injeções endovenosas para repor os líquidos perdidos.

Normalmente, a hiperêmese gravídica diminui ou mesmo desaparece completamente depois de 20 semanas de gestação.

Cuidados de Enfermagem

Apoio psicológico, ações educativas desde o início da gravidez, bem como reorientação alimentar, são as melhores maneiras de evitar os casos mais complicados. Nas situações de emese persistente, o profissional de saúde deve prescrever drogas antieméticas, por via oral ou intravenosa, além de hidratação.

Referências:

  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiper%C3%AAmese_grav%C3%ADdicahttp://www.gestantes.net/hiperemese-gravidica/http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/hiperemese/
  2. http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,EMI1891-10566,00.html
  3. http://www.consultormedico.com/consultar-doencas/outras/hiperemese-gravidica.html

O que você achou da nossa publicação?

Clique nas estrelas!

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais!

Não achou o que queria?

Nos dê a sugestão do tema! Iremos elaborar ilustrações e publicações com sua ajuda!

Escreva um tema que gostaria que fosse abordado!