Notícias da Enfermagem

Clínicas e Consultório de Enfermagem: Direitos Garantidos pela Justiça

Os profissionais de enfermagem, representados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), obtiveram nesta quarta-feira (14/7) uma importante vitória na justiça. O juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes, da 7ª Vara (DF), declarou improcedente o pedido aberto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) para que a Resolução Cofen nº 586/2018 fosse anulada.

A Resolução Cofen nº 586/2018 regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem. O Ministério Público Federal (MPF) já havia considerado improcedente o pedido dos conselhos de medicina pela anulação da resolução do Cofen.

Em seu pedido, os conselhos de medicina argumentaram que os profissionais de enfermagem não seriam habilitados para a abertura de consultórios e clínicas, o que configuraria grave risco à saúde da população, citando também a Lei nº 12.842/2013 (Lei do Ato Médico) que asseguraria ao profissional médico a competência privativa para a determinação do diagnóstico e tratamento de doença.

Em sua decisão, o juiz Rodrigo de Godoy Mendes transcreveu a íntegra da Resolução Cofen nº 586/2018, afirmando que “não merece êxito a pretensão dos autores do pedido” – no caso, os conselhos de medicina – pois a Resolução Cofen nº 586/2018 não fere em qualquer aspecto a profissão médica nem a Lei do Ato Médico.

Fonte: Coren-SP

Advertisements
💡

Faltou algum tema ou procedimento?

Conta pra gente qual assunto você quer ver esmiuçado e transformado em ilustração no próximo post!

🎉

Muito obrigado pela sua sugestão!

Sua ideia foi enviada com sucesso para a nossa equipe. Em breve ela poderá virar uma linda ilustração no blog! 💙

Christiane Ribeiro
Técnica de Enfermagem Intensivista, atuo há 16 anos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, prestando assistência direta a pacientes críticos — desde monitorização hemodinâmica até administração de drogas vasoativas e cuidados pós-operatórios complexos. Uso essa vivência diária à beira do leito como base para cada ilustração e publicação do Enfermagem Ilustrada, blog que mantenho desde 2016 e que hoje alcança mais de 230 mil leitores por mês entre estudantes, técnicos e enfermeiros em todo o Brasil.
https://enfermagemilustrada.com