Hipospádia

A Hipospádia é uma malformação congênita do meato urinário, caracterizada pela abertura da uretra em localização anormal.

Embora sua etiologia ainda não tenha sido elucidada, existem hipóteses que dizem que essa malformação ocorra por uma conjunção multifatorial, no qual se encontra a influência genética.

A hipospádia ocorre em até 1: 500 da população masculina. Dentre os meninos que nascem com hipospádia 75% deles terão as formas distais, cujo tratamento cirúrgico é menos complicado, com maior probabilidade de sucesso na primeira cirurgia.

As Causas

Esta malformação ocorre por múltiplos fatores, podendo ser genético (Ex.: Sindrome de Reifenstein) e/ou hormonal (Exemplo: deficiência da enzima “5-alfa-redutase”, ou deficiência de receptores hormonais a nível celular do pênis).

O encurvamento distal persistente (chordee) é devido a falta de desenvolvimento normal do corpo esponjoso que envolve a uretra.

O Tratamento

O tratamento começa logo após o nascimento, evitando a circuncisão, pois o prepúcio (pele que recobre o pênis) é essencial para a reconstrução do pênis. Em alguns casos selecionados há necessidade de tratamento hormonal pré-operatório.

Na maioria dos casos o tratamento cirúrgico é realizado numa única cirurgia, com hospitalização mínima após minuciosa explicação para a família (e para o paciente, se ele tiver mais de 2 anos). A idade ideal para a cirurgia é entre os 6 e 18 meses de vida, diminuindo o risco de trauma emocional.

Esta correção cirúrgica é tecnicamente difícil, e deve ser realizada por cirurgiões com grande experiência.

Existem mais de 300 técnicas cirúrgicas descritas para correção das diversas variantes de hipospádia, e a escolha da técnica mais adequada dependerá do tipo de hipospádia que o seu filho apresenta, e da experiência do cirurgião.

Principais tipos de hipospádia

A hipospádia está dividida em 4 tipos principais, classificados de acordo com a localização da abertura da uretra, que incluem:

  • Distal: a abertura da uretra está localizada em algum lugar perto da cabeça do pênis;
  • Peniana: ​​a abertura aparece ao longo do corpo do pênis;
  • Proximal: a abertura da uretra está localizada na região próxima do escroto;
  • Perineal: é o tipo mais raro, sendo a abertura da uretra localizada próxima do ânus, fazendo com que o pênis se encontre menos desenvolvido que o normal.

 

Possíveis sintomas

Os sintomas da hipospádia variam de acordo com o tipo de defeito apresentado pelo menino, mas normalmente incluem:

  • Excesso de pele na região do prepúcio, a ponta do pênis;
  • Falta da abertura da uretra na cabeça do órgão genital;
  • O genital quando erecto não fica reto, apresentando a forma de anzol;
  • A urina não sai para a frente, sendo necessário o menino urinar sentado.

Referências:

  1. “Diagnóstico Cirúrgico para o pediatra” – Leite, C. S. e colaboradores – 1999 – editora RevinteR
  2. “Tratado de Pediatria” – Nelson, W.E. e cols. 15ª edição – 1997 – Guanabara-Koogan
Comentários