Nomeada por um personagem de Charles Dickens, a Síndrome de Pickwick afeta principalmente a respiração de um indivíduo enquanto ele ou ela dorme.
É um distúrbio respiratório que afeta algumas pessoas que foram diagnosticadas com obesidade. A síndrome faz com que você tenha muito dióxido de carbono e muito pouco oxigênio no sangue.
Sem tratamento, pode levar a problemas de saúde graves e até fatais.
Compreende a tríade de obesidade (IMC =30 kg / m2), hipoventilação durante o dia (hipercapnia e hipoxemia acordada) e distúrbios respiratórios do sono na ausência de explicações alternativas (por exemplo, doença pulmonar parenquimatosa grave, ou anormalidades metabólicas).
Causas
Não há causa definida e conhecida para o desenvolvimento da síndrome de Pickwick.
Tem sido afirmado que um defeito dentro da parte do cérebro que controla a respiração combinada com o peso desnecessário que repousa sobre a parede torácica pode prejudicar a capacidade do indivíduo de respirar adequadamente.
O comprometimento da respiração do indivíduo leva a um desequilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, causando a manifestação de sintomas indicativos de privação de oxigênio.
Sinais e Sintomas
Indivíduos obesos com a síndrome de Pickwick podem apresentar e experimentar vários sinais e sintomas. O sintoma mais predominante é o desenvolvimento da apneia do sono ou a interrupção da respiração durante o sono, que pode ocorrer quando o indivíduo está deitado de costas.
Alguns indivíduos cuja respiração é limitada podem apresentar cianose ou um tom azulado na pele causado por falta de oxigênio. Os indivíduos sintomáticos também podem apresentar fadiga pronunciada com pouco ou nenhum esforço físico, falta de ar e inchaço das pernas e pés.
Indivíduos com a síndrome de Pickwick também podem apresentar uma tez avermelhada e sonolência, também conhecida como sonolência.
Diagnóstico
Um teste de função pulmonar pode ser utilizado para avaliar a eficiência da funcionalidade pulmonar de um indivíduo, incluindo capacidade de volume e difusão. Um teste de gasometria arterial pode ser realizado para medir os níveis de dióxido de carbono e oxigênio no sangue e avaliar qualquer grau de desequilíbrio.
Além disso, o indivíduo pode ser encaminhado para participar de um estudo do sono para avaliar a gravidade de sua apneia do sono. Os testes de diagnóstico utilizados para determinar se um indivíduo tem a síndrome de Pickwick podem incluir um teste de função pulmonar e um teste de gasometria arterial.
Tratamento
O tratamento da síndrome de Pickwick, muitas vezes inclui a utilização de ventilação mecânica. Indivíduos com obesidade mórbida podem necessitar de assistência respiratória para garantir a oxigenação adequada do sangue.
Um indivíduo pode ser equipado com uma máscara de ventilação que se encaixa confortavelmente no nariz ou na boca enquanto ele ou ela dorme.
Aqueles que necessitam de assistência ventilatória constante devido a uma passagem estreita da via aérea podem ser submetidos a uma traqueostomia, que envolve a colocação de um tubo respiratório diretamente na traqueia através de uma incisão cirúrgica no pescoço.
Aspectos adicionais do tratamento podem incluir a implementação de mudanças na dieta e no estilo de vida para promover a perda de peso e o exercício. A síndrome de Pickwick é um distúrbio que pode ser revertido se medidas proativas forem tomadas.
Os indivíduos são frequentemente encorajados a procurar grupos de apoio que facilitem a implementação de mudanças no estilo de vida com materiais educacionais, grupos de discussão e amizade. Se a síndrome de Pickwick não for tratada, pode levar ao desenvolvimento de sérios problemas cardiovasculares e circulatórios.
Complicações
Outras complicações associadas à síndrome de Pickwick incluem hipertensão, disfunção sexual e alterações do humor, como irritabilidade e depressão. A síndrome de hipoventilação da obesidade pode ser evitada com medidas conscientes que incluem a manutenção de um estilo de vida saudável e peso corporal.
Referências:
- Piper AJ, et al. (2011). Obesity hypoventilation syndrome: mechanism and management. Am J Respir Crit Care Med; 183: 292–298.
- Bannerjee D, et al. (2007). Obesity hypoventilation syndrome: hypoxemia during CPAP. Chest; 131: 1678–1684.
Você precisa fazer login para comentar.