Escala de Boston

A Escala de Preparo do Cólon de Boston, ou escala de Boston, é um instrumento desenvolvido para avaliar a preparação intestinal após todas as manobras de limpeza serem realizadas pelo endoscopista.

A escala é baseada em números de 0 a 3, onde as 3 grandes áreas do intestino são avaliadas separadamente (cólon direito, cólon transverso e cólon esquerdo) e recebem a pontuação referente a qualidade do preparo em cada segmento.

A pontuação mínima é zero e a máxima nove pontos.

A Classificação

  • 0: Segmento do cólon não preparado com mucosa não vista devido a fezes sólidas que não podem ser removidas.
  • 1: Porção de mucosa do segmento do cólon vista, mas outras áreas do segmento do cólon não são bem observadas devido amanchas, fezes residuais e / ou líquido opaco.
  • 2: pequena quantidade de coloração residual, pequenos fragmentos de fezes e/ou líquido opaco, mas a mucosa do segmento do cólon é bem vista.
  • 3: Mucosa completa do segmento do cólon bem vista, sem manchas residuais, pequenos fragmentos de fezes ou líquido opaco.

Para fins de análise de preparo, graduações menores que 5 na escala de Boston são consideradas insatisfatórias.

Explicando detalhadamente o preparo para a colonoscopia

A colonoscopia com imagens é o exame de escolha para estudar a mucosa de todo o cólon e reto. Muitos pacientes sentem que a preparação intestinal é a parte mais difícil para fazer a colonoscopia. Mas é importante que você tente o seu melhor para completar a preparação.

​É extremamente importante que o seu cólon seja completamente limpo antes da sua colonoscopia. Isso permitirá que o médico veja qualquer anormalidade, como pólipos no cólon, durante o procedimento. Os pólipos são pequenos tumores benignos que aparecem no reto e cólon, e que mais tarde podem se transformar em câncer.

O preparo envolve a tomada de medicação que causa diarreia, esvaziando o cólon. A medicação é tomada por via oral e vem em forma líquida. Mas, você também precisará alterar o que come e bebe no dia anterior e no dia da colonoscopia.

Revisões em grande escala mostraram taxas de colonoscopia incompleta, definida como a incapacidade de atingir a intubação do ceco e a visualização da mucosa de forma eficaz, entre 10% e 20%, bem acima do recomendado. A acurácia diagnóstica e a segurança no tratamento da colonoscopia dependem, em parte, da qualidade da limpeza ou preparo do cólon.

A preparação intestinal inadequada pode resultar na falha no achado de alterações ou lesões, e tem sido associada ao aumento do risco de eventos adversos. O preparo intestinal inadequado é o motivo mais comum para a colonoscopia incompleta, representando quase 25% das colonoscopias fracassadas.

Referências:

  1. Meirelles, L. M., Santos, J. B. G. dos ., Santos, L. L. dos ., Branco, M. A., Faloppa, F., Leite, V. M., & Fernandes, C. H.. (2006). Avaliação do questionário de Boston aplicado no pós-operatório tardio da síndrome do tunel do carpo operados pela técnica de retinaculótomo de paine por via palmar. Acta Ortopédica Brasileira, 14(3), 126–132. https://doi.org/10.1590/S1413-78522006000300002
Comentários