O Ciclo Cardíaco: A Sístole e a Diástole de uma maneira fácil!

Sístole e Diástole

Sabemos que A sístole e A diástole são dois estágios do ciclo cardíaco, certo?

Na definição, a sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração.

Em um adulto normal, a média da pressão sistólica é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a diastólica é de 80 mmHg.

Separamos em sub-estágios, todo o processo do ciclo cardíaco para melhor entendimento:

Sub-estágio 1: Na Diástole

Na Diástole, o coração relaxa, permitindo que as câmaras cardíacas sejam preenchidas com sangue, que vem das veias pulmonares e veias cavas, sendo de pressão sanguínea baixa, e os vasos sanguíneos também encontram-se relaxados, onde ocorre então, o início do ciclo cardíaco, onde denominamos de pré-carga, que é a pressão de sangue (pressão diastólica final) presente no ventrículo do coração, após seu enchimento passivo e contração do átrio.

Sub-estágio 2: O Volume Diastólico Final (VDF)

Após o ciclo de preenchimento sanguíneo, vem o volume diastólico final, ou seja, é o volume que está presente em em cada um dos ventrículos ao final da diástole, que pode equivaler entre 142 a 144 ml em cada um.

Sub-estágio 3: Na Sístole

A sístole é a fase do ciclo cardíaco em que o coração está contraído, ou seja, neste sub-estágio, o coração se contrai, bombeando o sangue do coração para a aorta e para a artéria pulmonar, sendo de pressão sanguínea alta, e aí que se encontra os vasos sanguíneos contraídos, onde denominamos de pós-carga, que é uma dificuldade enfrentada pelo ventrículo, durante o processo de ejeção, podendo determinar o débito cardíaco, onde é o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto.

Sub-estágio 4: O Volume Sistólico Final (VSF)

Após o esvaziamento dos ventrículos, ocorre o volume sistólico final, onde denomina o volume de sangue que se encontra em cada câmara ventricular ao final de uma sístole, podendo equivaler entre 47 a 50 ml em cada um.

Veja mais em:

 

Comentários