Brasília, 26 de maio de 2025 – Uma importante iniciativa para o avanço da pesquisa e formação em Enfermagem no Brasil teve seus resultados divulgados. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) anunciaram a aprovação de 38 projetos no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – CAPES/Cofen, conforme detalhado no Edital nº 28/2024, publicado em 26 de maio de 2025.
A parceria visa destinar recursos a programas de pós-graduação stricto sensu profissionais em Enfermagem. A seleção foi dividida em quatro categorias, com base na análise de mérito: 22 projetos aprovados para Turma Sede Mestrado, oito para Turma PCI Mestrado, seis para Turma Sede Doutorado e dois para Turma PCI Doutorado. Os projetos PCI (Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior) são cruciais para a expansão do ensino de alto nível em todo o país, combatendo desigualdades regionais.
A expectativa para este novo edital é a formação de até 300 mestres e 80 doutores em Enfermagem nos próximos quatro anos. O Cofen fará um investimento significativo, destinando até R$ 9,48 milhões para o financiamento dos projetos, enquanto a CAPES gerencia a logística da seleção.
O Programa CAPES/Cofen, iniciado em 2016, apoia projetos que qualificam enfermeiros registrados em seus conselhos e empregados em unidades de saúde públicas e privadas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também busca reduzir as disparidades regionais na educação em Enfermagem, com foco especial na região da Amazônia Legal e em estados que ainda não oferecem cursos de mestrado e doutorado profissional na área.
Para mais detalhes sobre os resultados e o edital, acesse a notícia no portal da CAPES: Sai Resultado de Ação da CAPES e do Conselho Federal de Enfermagem.




