Mancha, Sombra de Gumprecht ou “Smudge Cells”, é utilizado para definir achados no esfregaço do sangue periférico que sejam correlatos a restos celulares, sendo esses um achado característico no hemograma de pacientes que têm leucemia linfocítica crônica (LLC).
O que é o LLC?
A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é a leucemia mais comum nos países ocidentais, acometendo indivíduos com idade entre 67 e 72 anos, principalmente do sexo masculino.
Nessa doença, os linfócitos (os subtipos de glóbulo branco afetado pela doença) parecem ser mais frágeis, e quando se preparam as lâminas para análise no microscópio (hematoscopia), eles se rompem.
O resultado, quando se inspeciona a lâmina, são manchas arroxeadas que correspondem a restos do núcleo desses linfócitos.
Como é diagnosticado?
Na maioria dos casos, o diagnóstico da LLC é estabelecido pelo hemograma e imunofenotipagem.
A doença é sempre uma neoplasia de células B, enquanto a anteriormente denominada LLC-T foi reclassificada como Leucemia Prolinfocítica de células T. O diagnóstico requer a presença de pelo menos 5000 linfócitos/uL no sangue periférico com uma duração de no mínimo 3 meses.
A clonalidade dos linfócitos B precisa ser confirmada pela imunofenotipagem (citometria de fluxo). Os linfócitos da leucemia são pequenos, com citoplasma escasso e um núcleo denso, sem nucléolo evidente, com cromatina parcialmente agregada.
Essas células podem ser encontradas juntamente com outras atípicas, células clivadas ou prolinfócitos. A presença de grande quantidade de prolinfócitos favorece o diagnóstico de leucemia prolinfocítica B.
Referência:
- Hallek M. Chronic lymphocytic leukemia: 2017 update on diagnosis, risk stratification, and treatment. Am J Hematol. 2017;92:946–965. https://doi.org/10.1002/ajh.24826
Você precisa fazer login para comentar.