Miopia e astigmatismo são problemas de visão diferentes. Mas ambos causam dificuldades para enxergar nitidamente.
A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.
As diferenças
Enquanto a miopia é um problema oftalmológico que faz com que o olho humano tenha dificuldades para focalizar na imagem de objetos mais distantes, o astigmatismo faz com que a visão não consiga formar uma imagem nítida independentemente da distância.
E é justamente aí que está a principal diferença entre miopia e astigmatismo: pessoas com miopia não conseguem enxergar apenas de longe; já quem possui astigmatismo vive com a visão embaçada ou borrada tanto de longe quanto de perto.
Para que entenda melhor, é preciso conhecer exatamente como é o funcionamento da visão e como esses problemas impactam na formação da imagem.
Em uma pessoa com a visão normal, por exemplo, sem nenhum tipo de problema ou incômodo, os raios de luz passam normalmente pela córnea e quando chegam até a retina se transformam em um mesmo ponto para formar a imagem com nitidez.
Para as pessoas com algum tipo de problema, seja ele miopia, astigmatismo ou, ainda, hipermetropia, esse processo não acontece da mesma maneira, causando a distorção da imagem para perto ou para longe.
No caso da miopia, a imagem é formada antes da retina, o que faz uma pessoa não enxergar de longe.
Já no caso do astigmatismo é diferente. O que acontece é que uma córnea ou uma lente do olho não é simétrica, resultando em uma visão borrada ou distorcida.
O impacto de ambos os problemas na visão é variável, a depender do grau de miopia ou do grau de astigmatismo do paciente.
Pessoas com grau de miopia alto, por exemplo, tendem a ver claramente apenas os objetos com poucos centímetros de distância e não enxergam nitidamente os objetos mais distantes, dificultando o dia a dia sem os óculos de grau ou lentes de contato.
Já as pessoas com grau de miopia mais leve podem ver de forma mais clara os objetos, mesmo com algumas dificuldades em longas distâncias.
O grau também é um dos fatores que determinam mais uma diferença entre os dois problemas de vista: o tipo de lente utilizada para corrigir cada problema.
No caso da miopia, é recomendado o uso de lentes divergentes mais grossas na borda e mais finas ao centro, para fazer com que o foco seja ajustado e a imagem formada diretamente na retina.
Já para pessoas com astigmatismo, o indicado é utilizar lentes cilíndricas ou tóricas, para ajustar os focos e o eixo da visão.
De qualquer forma, é importante reforçar que tanto a miopia quanto o astigmatismo podem evoluir com o tempo, com piora do grau.
Quanto tempo leva para a miopia se estabilizar?
O tempo levado para o grau de miopia se estabilizar pode variar de pessoa para pessoa, mas, geralmente, a miopia e o astigmatismo se desenvolvem ao longo da adolescência, podendo estabilizar até os 21 anos. É considerado estabilizado quando o grau não muda em um intervalo de 6 meses a 1 ano.
Entretanto, é importante ter sempre somente um acompanhamento médico.
Tratamentos para miopia e astigmatismo
Os tratamentos disponíveis para miopia e astigmatismo são: cirurgia refrativa, lentes de contato e óculos de grau. A cirurgia refrativa é recomendada a partir dos 21 anos para quem já possui alto grau.
É importante saber que mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato para melhor resultado e aproveitamento da sua visão.
Já as lentes de contato são procuradas devido a questão estética. Existem 5 tipos de lentes de contato. São elas: as lentes gelatinosas, lentes rígidas, tóricas, descartáveis e lentes coloridas.
Há diferenças entre as lentes de contato que existem e, dependendo do seu grau, algumas podem ser mais indicadas. Mas lembre-se sempre: Para manter seus olhos sempre saudáveis, procure intercalar o uso das lentes de contato, com o uso de óculos de grau em alguns períodos durante o dia.
Por exemplo: em tarefas diárias, dentro de casa, ao acordar ou antes de dormir.
O óculos de grau é a forma de tratamento para miopia e astigmatismo mais recomendada pelos oftalmologistas e não possuem nenhum tipo de contra indicação.
Referências:
Você precisa fazer login para comentar.