O Lactato de Milrinona, também conhecido como Primacor é indicado para o tratamento intravenoso em curto prazo da insuficiência cardíaca congestiva severa (quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o resto do corpo), inclusive nos estados de baixo débito (quando o coração está tendo dificuldade de bombear sangue para o seu corpo) após cirurgia do coração.
Como Funciona?
O Milrinona pertence ao grupo de medicamentos chamados inibidores da fosfodiesterase, e funciona fazendo o músculo do seu coração contrair mais forte e tornando seus vasos sanguíneos mais dilatados. Isto significa que o sangue pode fluir mais facilmente melhorando assim a capacidade do seu coração bombear sangue.
Os Efeitos Colaterais
- Trombocitopenia;
- Hipocalemia;
- Cefaleia;
- Tremores;
- Hemorragia Intraventricular;
- Atividade Ectópica Ventricular;
- Fibrilação Ventricular;
- Torsades de pointes;
- Broncoespasmo;
- Alteração nos testes da função do fígado;
- Reações cutâneas;
- Insuficiência Renal;
- Choque Anafilático.
Quando é Contraindicado?
Não deve ser utilizado caso paciente seja alérgico à milrinona ou aos demais componentes da formulação.
Os Cuidados de Enfermagem
- A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser rompido, sem o conhecimento do médico, ainda que o paciente alcance a melhora.
- Informe ao paciente sobre o objetivo da administração deste medicamento, para que o mesmo possa compreender e colaborar com o tratamento.
- Durante a terapia, avaliar as arritmias supraventriculares e ventriculares, monitorando a resposta clínica, balanço hídrico, eletrólitos, P.A, pulso e a resposta clínica, níveis de potássio.
- IV: Infunda e, Soro Fisiológico 0,9% ou glicosado 5% para 100 mcg/ml, adicionando 180ml de diluente para 150mcg/ml, adicionando 113ml de diluente.
Você precisa fazer login para comentar.