Dicas

Profissionais de Enfermagem: Conheça os maiores possíveis erros no cuidado de enfermagem, e saiba como evitá-los!

Profissionais de Enfermagem

Os profissionais de enfermagem desempenham o maior papel no atendimento ao paciente. Sua esmagadora carga de trabalho pode, às vezes, levar a erros que, em alguns casos, são irreversíveis ou mesmo fatais.

Por outro lado, a maioria desses erros é evitável, especialmente se a equipe de enfermagem tomar as precauções necessárias.

A seguir estão os principais erros de no cuidado de enfermagem e como evitá-los:

 

Erros na Administração de medicamentos

Este é o erro mais comum cometido pelos profissionais. De fato, uma pesquisa feita por uma escola de enfermagem da Universidade de São Paulo, feito em cinco hospitais públicos e analisou a administração de cerca de cinco mil doses de medicação. Os cientistas detectaram erros em 30% dos casos. A pesquisa mostra que 77,3% dos enganos são relativos ao horário da administração dos medicamentos – ou seja, dados pelo menos 60 minutos antes ou depois da hora certa. Embora pareça não ter gravidade, trata-se de um equívoco com consequências sérias. O estudo verificou ainda que os erros de dosagem correspondem a 14,4% dos casos, seguidos de trocas na via de administração (6,1%), medicamento não autorizado (1,7%) e troca de paciente (0,5%).

Ao dar medicamentos, os profissionais de enfermagem devem lembrar-se do protocolo de Segurança de Medicamentos Os nove “certos” da administração de medicamentos e mantê-los sempre em mente: O paciente certo, O Medicamento certo, A Via certa, A hora certa, A dose certa, O registro correto da administração de medicamento, A orientação correta, A forma certa, e a resposta certa.

Uma das principais causas de erros de medicação é a distração. Certifique-se de que você tenha poucas distrações, e evite falar durante o preparo e a administração dos medicamentos. Além disso, não hesite em tirar dúvidas sobre o medicamento antes de ser preparado e administrado caso não conheça o fármaco, e lembre-se de sempre checar novamente se o medicamento administrado é o mesmo que está prescrito, e checar logo após administrado a prescrição médica e assinar + relatar, e fazer a dupla checagem com o colega em caso de medicações de alta vigilância, as MAVS.

A Queda do Paciente

Estima-se que um em cada três adultos com 65 anos ou mais cai todos os anos. As quedas não só contribuem para muitos efeitos fisiológicos, mas também traumatizam os pacientes e os deixam ansiosos e apreensivos.

Como profissionais de enfermagem, podemos proteger nossos pacientes de quedas incentivando-os a pedir ajuda ao sair da cama, conhecendo as atividades dos pacientes, verificando-os com frequência e utilizando medidas de proteção, como meias antideslizantes ou alarmes de leitos, e grades elevadas nos leitos.

As Infecções

A higiene das mãos é uma das práticas mais importantes que os profissionais de enfermagem nunca devem deixar de serem praticadas, pois também é imensamente importante para prevenir infecções.

Sempre desinfete ou esterilize o equipamento após o uso. Lembre-se de praticar a técnica asséptica e de limpar corretamente o equipamento de maneira oportuna, para evitar a possível disseminação da infecção o mais cedo possível.

Os Erros de Documentações nos Prontuários

Tenha em mente que em nossa profissão, se não foi relatado, nunca aconteceu.

Às vezes, essa tarefa é bem difícil porque os profissionais de enfermagem têm muitas outras coisas para fazer além de escrever anotações e documentar todos os eventos que aconteceram durante o turno.

Mas lembre-se: se um paciente contrai uma lesão, isso pode revelar negligência com base na falta de documentação.

Para evitar esse erro comum, certifique-se de monitorar seus pacientes regularmente e documentar todas as intervenções realizadas, incluindo o horário correto. Além disso, relate eventos incomuns ao supervisor ou ao gerente de enfermagem e providencie para que você esteja documentando o paciente correto.

A Mecânica Corporal

Isso é comum especialmente para os profissionais de enfermagem que estão ansiosos para experimentar tudo na primeira semana. Todo profissional de enfermagem deve conhecer as formas corretas e adequadas de transferir, transportar ou transportar pacientes de um lugar para outro. Um grande erro não só irá prejudicá-lo, mas também colocará em risco a vida do paciente.

Tenha em mente que você tem que levantar com as pernas e nunca com as costas. Você também deve sempre pedir a alguém para ajudá-lo. Faça tudo devagar mas com segurança. Embora demore um pouco mais para terminar, pelo menos você não terá problemas futuros ortopédicos.

O Cuidado com os Equipamentos e Dispositivos

Uma unidade de atendimento ao paciente deve ser mantido constantemente seguro e, como profissionais de enfermagem, é nossa responsabilidade estar bem informados sobre as mudanças de qualquer equipamento que temos.

Esteja sempre atualizado e treinado o suficiente para utilizar o equipamento necessário. Para evitar quebras e mau funcionamento, certifique-se de que todos os equipamentos foram examinados adequadamente e os use somente como sugerido.

A Falha na Priorização

Através da experiência, aprendemos, praticamos e desenvolvemos como priorizar tarefas. Os profissionais de enfermagem nunca devem trabalhar sozinhos, pois a enfermagem deve sempre exercer em função da colaboração.

Se você não tem certeza de certas coisas, pergunte, e quaisquer tarefas que demanda ajuda de mais de uma pessoa, sempre peça ajuda. Fazer tudo sozinho pode levar a certas conseqüências que às vezes são fatais. Lembre-se, nenhum profissional de enfermagem é uma ilha.

Nós somos seres humanos como todos os outros. Nós podemos cometer erros de vez em quando e sempre aprender coisas novas ao longo do caminho.

Mas erros como esses são muito evitáveis, desde que tenhamos cuidado e saibamos o que estamos fazendo.

Espero que este post lhe ajude a salvar vidas todos os dias!

 

Christiane Ribeiro
Sou Técnica de Enfermagem Intensivista há 15 anos, atuando em UTI Adulto. Além da rotina hospitalar, também sou ilustradora digital, criando conteúdos educativos para facilitar o aprendizado na enfermagem. No blog e nas redes sociais, compartilho minhas experiências e ilustrações para ajudar quem está começando na área.
https://enfermagemilustrada.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.