Dicas

Primeiro Socorros para Cães e Gatos: A Parada Cardio-Respiratória(PCR), o que fazer?

rcpcaes.png

Assim como acontece em nós humanos, animais podem sim sofrer uma parada cardíaca e respiratória.

A parada cardíaca pode ser ocasionada por diversas situações, como após uma queda, acidente, dores fortes, engasgamento e até mesmo devido a idade do animal e fraqueza no coração, que é um músculo.

Para identificar se o animal está com parada cardíaca, observe se o animal está respirando pelo movimento da barriga e se aproximando do focinho para sentir a respiração. Não sentindo sinal de respiração, ouça se o coração está batendo. Se não estiver, inicie a massagem cardíaca.

Este artigo foi publicado originalmente no DogHeirs.com e é reproduzido com permissão.

RCP (ressuscitação cardiopulmonar) preserva a função cerebral até que a circulação sanguínea adequada e respiração possa ser restaurada.

Os sinais que indicam a necessidade de RCP incluem inconsciência, falta de excitação, a falta de movimento físico, ou piscar de olhos. Estes sintomas podem ocorrer a partir de afogamento, sufocamento, choque elétrico, ou uma série de outras situações.

Se o seu animal de estimação tem um objeto estranho preso na sua garganta, é importante para tente desalojá-lo antes de executar a RCP.

Execução de Ressuscitação boca-a-focinho

 As informações a seguir foram atualizadas com as últimas orientações recomendadas, delineadas pela pesquisa baseada em evidências sobre a melhor forma de ressuscitar cães e gatos em parada cardíaca em primeiro lugar. Ele foi publicado em Junho de 2012 pela Campanha de Reavaliação em Reanimação Veterinária (Recuperação). O estudo recomenda algumas alterações de práticas dos manuais de RCP para cães anteriores.

 As novas recomendações primárias são:

 Execute de 100 a 120 compressões por minuto no peito.

Execute a compressão/ventilação boca-a-focinho com uma proporção de 30 compressões seguidas por 2 respirações.

Execute massagem cardíaca ou compressões torácicas de acordo com os diferentes tipos de tórax e tamanhos de cães (ver diagrama abaixo).

A chave para o RCP é lembrar:

Desobstrução de via aérea

Respiração

A compressão cardíaca

Para realizar as três técnicas, siga estes passos:

 1) Coloque o cão em uma superfície plana e estenda a cabeça para trás para criar uma via aérea. (Práticas atuais recomendam que seja colocado o cão apoiado em seu lado direito (coração voltado para cima), no entanto as últimas orientações recomendadas afirmam que a esquerda ou decúbito lateral direito são aceitáveis.

2) Abra as mandíbulas para verificar se há obstrução, se existir e não for facilmente removida, tente deslocar o objeto.

3) Acomode suas mãos ao redor do cano da boca do cão para que apenas as narinas fiquem livres. Sopre o ar para dentro das narinas com cinco ou seis respirações rápidas, mais uma vez, dependendo do tamanho do cão. Pequenos cães e filhotes de cachorro exigem respirações curtas e superficiais. Os cães maiores precisam respirações mais longas e mais profundas. Continue as respirações rápidas com uma taxa de uma respiração a cada três segundos ou 20 respirações por minuto.

4) Verifique o batimento cardíaco usando o dedo no interior da coxa, logo acima do joelho. Se você não sentir o pulso, ponha a mão sobre cavidade torácica do cão onde o cotovelo toca no meio do peito. Se você ainda não encontrar o pulso, chame uma pessoa que continue respirando nas narinas (boca/focinho), enquanto a outra fará compressões torácicas/massagem cardíaca. Se você está sozinho, faça a compressão e ventilação boca-a-focinho você mesmo.

 5) Faça as compressões torácicas no cão (massagem cardíaca), colocando ambas as palmas das mãos para baixo sobre a cavidade torácica. Para a maioria dos cães, compressões torácicas podem ser realizadas na parte mais larga do peito, enquanto o cão está deitado de lado.

* Para cães com baús em forma de quilha (ou seja, profundas, caixas estreitas) em raças como os galgos empurrar para baixo mais perto da axila do cão, diretamente sobre o coração.

* Para cães com cães de peito largo como o Inglês bulldogs colocar o cachorro em sua parte traseira e comprimir sobre o esterno (diretamente sobre o coração), como as pessoas.

* Para cães e gatos menores peito compressões varredura ser feito com uma mão enrolada em torno do esterno, cercando o coração ou com as duas mãos sobre as costelas.

* Para cães de grande porte, coloque as mãos em cima uns dos outros.

* Para cães ou cachorros pequenos, coloque uma mão ou o polegar no peito.

6) Use a palma de sua (s) mão (s) para empurrar para baixo em 30 compressões rápidas seguidas por 2 respirações de ar (ventilação) e, em seguida, verifique para ver se a consciência foi restaurada. Se a consciência não foi restaurada, continue as compressões em ciclos de 100 a 120 compressões por minuto (o mesmo ritmo administrado por pessoas).

7) Realize a RCP em ciclos de 2 minutos verificando para ver se a respiração e consciência foi restaurada.

Idealmente, RCP é realizada durante o percurso para o cuidado de um veterinário de emergência. Se isso não for possível, entre em contato com um veterinário, assim que o  animal  começar a respirar.

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.