Intercorrência: O que é?

Intercorrência é um termo utilizado na medicina para designar algum eventual problema inesperado no decorrer de um procedimento cirúrgico ou no período de recuperação, ou até mesmo na assistência de um paciente durante um plantão. Como sabemos, qualquer procedimento, por mais simples que seja, está sujeita a alguma complicação, mesmo com toda a habilidade médica e a adoção de todos os protocolos de segurança.

Um exemplo de intercorrência é um rebaixamento do nível de consciência e até uma parada cardiorrespiratória em um paciente potencialmente grave, internado em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Quando situações como essas acontecem, é preciso ter um ambiente adequado e bem equipado, uma equipe técnica e médicos intensivistas disponíveis para evitar qualquer tipo de prejuízo ao paciente.

As intercorrências podem vir a acontecer, afinal não sabemos com exatidão como o corpo humano vai reagir à medicação,  ou à algum procedimento médico, por exemplo.

No entanto, cabe ao hospital providenciar a melhor estrutura e disponibilizar equipes qualificadas para qualquer situação de emergência, a fim de atenuar todos os possíveis riscos.

Saiba mais! https://www.enfermagemilustradashop.com.br/produtos/principais-terminologias-enfermagem-ilustrada/

Referência:

  1. PAVANATI, Kelly Cristine Alves; ERDMANN, Alacoque Lorenzini. INTERCORRÊNCIAS NO TRABALHO DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO MÉDICA. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 11, n. 1, apr. 2006. ISSN 2176-9133. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5970>. Acesso em: 12 nov. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ce.v11i1.5970.
Comentários