Medidas de Trocas Gasosas

As trocas gasosas são medidas por vários meios, como por exemplo a oximetria de pulso e a amostra de gasometria arterial. São medidas de parâmetros importantes para diagnosticar Insuficiência Respiratória e entre outras patologias respiratórias.

FiO2 (Fração Inspirada de Oxigênio)

A fração inspirada de oxigênio (FiO2) é um parâmetro de ventilação mecânica frequentemente utilizado para otimizar a oxigenação tecidual. Entretanto, um ajuste inadequado da FiO2 pode causar hipoxia ou hiperoxia e, consequentemente, efeitos nocivos ao organismo.

Por exemplo, ar atmosférico possui FIO2 de 21%.

PaO2 (Pressão Parcial de Oxigênio)

A pressão parcial de oxigênio indica o percentual de oxigênio que está livre no sangue, o que reflete a hematose: a troca de oxigênio alvéolo-capilar. Se encontra em valores normais entre 80 mmHg a 100 mmHg.

SaO2 (Quantidade de Oxigênio ligado à Hemoglobina)

A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte. Idealmente, mais de 89% das suas células vermelhas devem estar transportando oxigênio. Idealmente, mais de 89% das suas células vermelhas devem estar transportando oxigênio.

Referências:

  1. https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/
  2. https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-pulmonares/exames-de-fun%C3%A7%C3%A3o-pulmonar/medi%C3%A7%C3%A3o-da-troca-gasosa
Comentários