O Cloridrato de Remifentanila, popularmente conhecido como “Ultiva”, é indicado como agente analgésico na indução e/ou manutenção da anestesia geral durante procedimentos cirúrgicos, entre eles a cirurgia cardíaca. É indicado também na continuação da analgesia durante o período pós-operatório imediato, sob estrito controle, e durante a transição para a analgesia de longa duração.
Também é indicado para promover analgesia e sedação em pacientes ventilados mecanicamente em unidade de terapia intensiva.
Como Funciona?
Ele apresenta como substância ativa a remifentanila, que pertence a um grupo de medicamentos chamados de agonistas opioides. Esses medicamentos são capazes de promover anestesia, assim como alívio da dor e sedação, durante as cirurgias. A remifentanila tem início de ação rápido, e seu efeito é curto.
Os Efeitos Colaterais
- CARDIOVASCULAR: diminuição dos batimentos do coração; pressão baixa;
- GASTRINTESTINAL: náusea; vômito;
- MUSCULOESQUELÉTICO: rigidez muscular;
- RESPIRATÓRIO: depressão respiratória;
- SISTEMA NERVOSO CENTRAL: dor de cabeça; tremor; tontura.
Quando é Contraindicado?
Como a glicina é utilizada em sua formulação, não se deve administrar o Remifentanil por via epidural nem intratecal.
Também é contraindicado para pacientes com reconhecida hipersensibilidade a qualquer componente da formulação ou a outro análogo de fentanil.
Os Cuidados de Enfermagem
- Deve ser reconstituída com 2 ml de diluente cada frasco;
- Monitorar: sinais vitais e oxigenação durante a administração;
- Pacientes submetidos a cirurgias devem receber outro analgésico antes da interrupção da administração da Remifentanila, devido ao seu curto período de ação
- A Remifentanila não deve ser utilizada isoladamente na indução de anestesia (risco elevado de apneia, rigidez muscular e taquicardia);
- Atentar ao uso concomitante: Pode ter efeitos sinérgicos com anestésicos (ex: isoflurano, propofol, tiopental); midazolam.
Você precisa fazer login para comentar.