Lipotimia

O que é lipotimia?

A lipotimia é uma condição médica muito confundida com a síncope (desmaios). Isso porque ambas causam alterações na percepção do corpo. Na lipotimia, o paciente se sente prestes a desmaiar, mas não chega à perda de consciência.

É como se, temporariamente, o paciente perdesse o controle sobre seus membros e sentisse, de fato, que vai perder a consciência.

Quais os sinais de lipotimia?

Além da sensação de que um desmaio é iminente, a lipotimia também pode vir acompanhada de outros sinais e sintomas, como:

  • palidez;
  • tontura;
  • suor;
  • vista que “escurece”;
  • enjoo;
  • zumbido nos ouvidos.

Quais são as causas da lipotimia?

A lipotimia pode ter várias causas e, nem sempre, elas estão relacionadas a uma condição médica ou mesmo uma doença.

Em alguns casos, a pessoa pode apresentar a lipotimia se sofrer uma forte emoção ou mesmo caso ela se levante rápido demais de uma determinada posição (na chamada hipotensão ortostática).

A lipotimia também pode estar relacionada a problemas circulatórios ou mesmo neurológicos e pode ser um sintoma de que é preciso buscar ajuda médica, em especial, caso ela se apresente após o paciente fazer algum tipo de esforço físico.

É importante ressaltar que, em boa parte dos casos de lipotimia, não é possível determinar o que causa a condição.

Como é o tratamento da lipotimia?

Geralmente, o paciente com lipotimia se recupera depois de alguns minutos em repouso, sem que haja a necessidade de tratamento.

No entanto, caso o paciente apresente vários episódios de lipotimia, pode ser recomendado realizar exames e investigar as possíveis causas da condição para que um tratamento possa ser realizado.

Primeiros socorros para a síncope

Os primeiros socorros envolvem cuidados com a vítima para que ela fique confortável e o sangue volte a circular normalmente. Confira algumas dicas de como proceder:

1. Deite o paciente e eleve suas pernas para que a circulação seja estimulada. Caso não seja possível deitá-lo, abaixe sua cabeça na altura dos joelhos.

2. Cheque o pulso do paciente para verificar a anormalidade dos batimentos cardíacos.

3. No caso de desmaio, lembre-se de colocar a pessoa com a cabeça para o lado.

Caso presencie uma síncope, procure manter a calma e focar no bem-estar da vítima. É indicado que, depois do ocorrido, o paciente seja levado imediatamente para atendimento médico, a fim de diagnosticar a causa do desmaio.

Referência:

  1. Rocha, Eduardo ArraisSíndromes neuralmente mediadas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2006, v. 87, n. 3 [Acessado 23 Julho 2022] , pp. e34-e44. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0066-782X2006001600032&gt;. Epub 16 Out 2006. ISSN 1678-4170. https://doi.org/10.1590/S0066-782X2006001600032.
Comentários