Que Medicamento é Esse?: Bissulfato de Clopidogrel

Clopidogrel, comercialmente conhecido como Plavix, é indicado para prevenir infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico ou outras doenças causadas pela obstrução dos vasos sanguíneos, em adultos.

Como Funciona?

Bissulfato de clopidogrel é um composto que age no sangue evitando que ocorra a formação de coágulos no sangue.

Assim, Bissulfato de clopidogrel pode ser usado para prevenir a ocorrência de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico, também conhecido por derrame, ou outras doenças causadas pela obstrução dos vasos sanguíneos.

Os Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Bissulfato de clopidogrel podem incluir dor abdominal, azia, falta de apetite, dor no estômago, prisão de ventre, diarreia, alterações da pele ou hemorragia.

Quando é Contraindicado?

Bissulfato de clopidogrel está contraindicado para pacientes com pacientes com úlcera péptica ou hemorragia intracraniana e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Os Cuidados de Enfermagem

  • Como qualquer outro medicamento com ação antiplaquetária, clopidogrel deve ser utilizado com cautela em pacientes que se encontram sob risco aumentado de sangramento decorrente de trauma, cirurgia (inclusive dentária) ou doenças (como úlcera péptica ou qualquer outra doença capaz de causar sangramento), e em pacientes que estejam recebendo tratamento com ácido acetilsalicílico, heparina, inibidores da glicoproteína IIb/IIIa, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), ou inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs). Se o paciente for submetido a uma cirurgia programada e não for desejável o efeito antiplaquetário, clopidogrel deve ser descontinuado 5 a 7 dias antes da cirurgia.
  • O clopidogrel prolonga o tempo de sangramento e deve ser usado com cautela caso o paciente tenha lesões com propensão a sangrar (particularmente gastrintestinal e intraocular). Os medicamentos que podem induzir lesões gastrintestinais (como ácido acetilsalicílico – AAS e anti-inflamatórios não esteroidais – AINEs) devem ser usados com cautela se você estiver tomando clopidogrel.
  • É possível que demore mais que o usual para parar o sangramento quando o paciente tomar clopidogrel sozinho ou em combinação com AAS. O profissional deve relatar qualquer sangramento incomum (local ou duração) ao médico. O paciente deve informar aos médicos e dentistas que está tomando clopidogrel antes que qualquer cirurgia seja marcada e antes de tomar qualquer outro medicamento.
Comentários