O que Significa o símbolo “Rx/Px” em uma Prescrição Médica?

Se você é telespectador assíduo daqueles seriados médicos americanos, deve ter notado em algumas situações, o famoso símbolo “Rx” estampado nas prescrições médicas dos pacientes.

Mas afinal, o que é isso?

O Significado

Primeiramente, não devemos confundir – Não é Px, e sim Rx onde o “x” é feito na perna da letra R.

É a abreviação em latim para Recipé (rekipé), onde significa misturar. Esta foi uma abreviação médica por apenas 100 anos até que os chefs e cozinheiros começaram a usar a palavra “receita” em suas cozinhas.

Usar a primeira letra de uma palavra mais um “x” depois é uma prática muito comum em vários profissões, por exemplo, “Wx” para um piloto de avião significa “clima” como em “como é o wx lá fora”.

Existem várias explicações sobre sua origem. Uma dela é de que o símbolo deriva do “Olho de Horus” ou “Olho Sagrado”, um símbolo mitológico do Egito antigo, que significa proteção, restabelecimento da saúde, intuição e visão.

Teorias

Os egípcios usavam o símbolo para afastar o perigo, a doença e má sorte, sendo muito parecido com a abreviação “Rx”.

Outra teoria, é de que deriva do latim “recipere”, significando “recuperação” ou “take, thus” e precede a prescrição de alguns médicos.

Nos tempos em que os médicos precisavam prescrever a fórmula do medicamento, e misturando e compondo seus ingredientes. A abreviação “Rx” era completada por uma afirmação como “fiat mistura” que significa “que a mistura seja feita”.

Outra teoria é de que “Rx” é uma invocação ao Deus Romano, ou ao planeta da sorte, Júpiter. Uma prece a ele, para que o tratamento seja efetivo, tanto que, em manuscritos médicos antigos, todos os R´s eram cruzados.

Talvez, o símbolo não seja muito usado em nosso País, por sermos essencialmente católicos em sua maioria.

Referência:

  1. Wikipedia
Comentários