Terbutalina: “Ter-B-Uterina”

Você sabia que:

A Terbutalina (Bricanyl), além de ser um medicamento utilizado no tratamento de asma brônquica, bronquite crônica, enfisema e outras doenças pulmonares, também é indicado como relaxante do músculo uterino no manuseio do trabalho de parto prematuro não complicado?

Este medicamento atua em receptores beta-1 (coração e intestinos) e predominantemente beta-2 (miométrio, vasos sangüíneos e bronquíolos), estimulando-os e determinando o relaxamento da fibra muscular uterina, por diminuição do cálcio livre no interior das células.

Portanto, este fármaco age em diversos órgãos, e no sistema cardiovascular são potencialmente perigosos!

Além disso, atravessam a placenta, tendo sido descritos diversos efeitos colaterais no feto, entre os quais taquicardia, hiperinsulinismo, hipoglicemia, hipocalemia e hipotensão arterial.

Alguns cuidados devem ser tomados por ocasião do uso desta droga:

Realizar eletrocardiograma materno prévio, controlar cuidadosamente o pulso e a pressão arterial, mantendo o pulso materno abaixo de 120 batimentos por minuto, auscultar periodicamente os pulmões e coração e monitorizar os batimentos cardíacos fetais.

Deve-se salientar que os efeitos colaterais cardiovasculares, como o edema agudo de pulmões, são mais freqüentes em situações de hipervolemia materna, tais como no polidrâmnio, gestação gemelar e em pacientes submetidas à infusão de grande quantidade de líquidos.

É importante destacar que diante da tocólise com beta-agonistas, a administração de líquidos não deve ultrapassar dois litros em 24 h!

Comentários