Uma das piores situações que vivencio, em relação ao meu trabalho como um todo, é a total desvalorização das informações que passo, relativamente ao estado de um doente, e o pior disso tudo, é recebê-las com sarcasmo, ironias, e indelicadeza.
Há médicos que nos respeitam quando são comunicados, e até alguns agradecem, pois aquela informação faz parte da sua importância de sucesso do seu trabalho, e para o sucesso de trabalho para sua equipe, mas outros ainda precisam desenvolver essa capacidade, pois então cairá em terra o sentido de cooperação, confiança e segurança entre elementos de uma equipe com objetivos em comum.
Além de que, o que poderá ocorrer eventualmente é o emissor responder de forma igual ou pior, cabendo-lhe na mesma situação.
Doutores, sabemos que o respeito é fundamental entre equipe, independentemente de critérios de grau de escolaridade, cargo, financeiro, situação familiar, enfim, todos precisamos ser com um só em um momento de necessidade à um doente. O doente não nos escolhe, ele necessita de nós, portanto, saibam escutar aqueles que estão de prontidão 24/7 ao lado de um doente, e receba as informações com respeito e dignidade. Saiba que qualquer pequena informação “besta” que passamos, poderá lá na frente, ajudá-los, senhores, a chegar em um critério que possa salvar aquele que esperava pela sua ajuda.
Um desabafo.
2 thoughts on “Erros de Comunicação: Entre Equipe de Enfermagem e Médicos”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Pertinente. É urgente também que os profissionais se façam respeitar. Enfermagem também é ciência, exige capacitação técnica além de capacitação humana. Se um doutor não consegue entender o “beabá” disso, o problema está nele. A coisa que mais me incomoda é a soberba acadêmica e pra isso existir, tem que ter dois tantos de burrice. Parabéns pelo texto! De utilidade pública!
Humildade e respeito são grandes chaves.