Quem é a Virginia Henderson?
Virginia Henderson nasceu em 1897, em Kansas City, e o interesse pela enfermagem surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, pois desejava prestar atendimento os feridos e enfermos de guerra. Formou-se em 1921, na Escola do Exército, concluindo seus estudos e mestrado em 1926.
Ela ministrou cursos com enfoque na Enfermagem Clínica, na área analítica, de 1930 a 1948, sendo indicada como pesquisadora na Universidade de Yale, em 1953.
A Sua Teoria
A teoria de Virginia Henderson insere·se na linha das necessidades humanas básicas, cujo foco principal é o cuidado para como o individuo baseado nos quatorze componentes de cuidados básicos de enfermagem, os quais dao é teoria uma macrovisao ou visao totalitária sobre o individuo, ou seja, Henderson utiliza·se da abordagem holistica para estabelecer um plano assistencial globalizado.
Para Henderson, citada por Furukawa e Howe (1993), mente e corpo sao inseparáveis. estando estes em pleno interrelacionamento para o desenvolvimento das funções do ser humano e que o enfermeiro convive num ambiente de sociedade.
Segundo Henderson (1969). o momento básico do cuidado de enfermagem pode ser derivado das necessidades humanas assim como de todos os serviços de saúde prestados ao paciente. Ao atuar sobre as necessidades dos seres humanos a enfermeira tem sido chamada de “mãe profissional”, principalmente quando esta se responsabiliza pelos cuidados integrais ao paciente.
A visao holistica está bem definida nesta teoria, onde ela cria um ambiente harmonioso e interativo entre profissionais, clientes. pacientes e sociedade. A autora descreve perfeitamente a abordagem hollstica, por considerar o hemisfério direito do ser humano.
Ela questionava porque a intuição da experiência vivencial de cada individuo não era enfatizada no processo de enfermagem. Em seus estudos, argumenta que o processo de enfermagem desconsidera e subestima o lado artístico, intuitivo e subjetivo da enfermagem.
Entendendo os 14 componentes do atendimento da enfermagem
Henderson propõe 14 componentes do atendimento básico da enfermagem para enriquecer sua definição:
- Respirar normalmente;
- Comer e beber adequadamente;
- Eliminar resíduos orgânicos;
- Movimentar-se e manter posturas desejáveis;
- Dormir e descansar;
- Selecionar roupas adequadas – vestir-se e despir-se;
- Manter a temperatura corporal dentro da variação normal, adaptando a roupa e modificando o ambiente;
- Manter o corpo limpo e bem arrumado, proteger a pele;
- Evitar os perigos ambientais e evitar ferir os outros;
- Comunicar-se com os outros, expressando emoções, necessidades, medos ou opiniões;
- Adorar de acordo com a própria fé;
- Trabalhar de forma a ter uma sensação de realização;
- Participar de variadas formas de recreação;
- Aprender, descobrir ou satisfazer a curiosidade que leva ao desenvolvimento e à saúde normais e usar os serviços de saúde disponíveis.
Em 1966 publicou a descrição definitiva em “The nature of nursing”, que, segundo ela, expressava e cristalizava sua ideia a respeito. Para entender a amplitude do seu pensamento sobre as funções de enfermagem e os 14 componentes do atendimento básico é necessário estudar-se os “Basic principles of nursing care”, publicação do CIEE, onde estão descritos cada um dos componentes, servindo de perfeito guia para delinear as funções da enfermagem.
Em 1991, Henderson publicou que a definição sobre a enfermagem ainda permanece em questão, com confusões entre o papel da enfermagem e dos demais profissionais, e considera que o ensino atual da enfermagem deve incluir uma discussão mais ampla sobre teoria e processo de enfermagem.
Referências:
- FERNANDES, Bruna Karen Cavalcante et al. Processo de enfermagem fundamentado em Virginia Henderson aplicado a uma trabalhadora idosa. Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 10, n. 9, p. 3418-3425, jul. 2016. ISSN 1981-8963. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11424/13217>. Acesso em: 22 fev. 2023. doi:https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i9a11424p3418-3425-2016.
Você precisa fazer login para comentar.