Uma das piores situações que vivencio, em relação ao meu trabalho como um todo, é a total desvalorização das informações que passo, relativamente ao estado de um doente, e o pior disso tudo, é recebê-las com sarcasmo, ironias, e indelicadeza.
Estou ciente de que trabalhamos sob pressão, e de vez em quando, com falta de quadro de funcionários, e quando há, alguns não sabem lidar com várias situações críticas ao mesmo tempo, mas ninguém têm uma responsabilidade direta nisso, pelo menos os profissionais de saúde.
Há médicos que nos respeitam quando são comunicados, e até alguns agradecem, pois aquela informação faz parte da sua importância de sucesso do seu trabalho, e para o sucesso de trabalho para sua equipe, mas outros ainda precisam desenvolver essa capacidade, pois então cairá em terra o sentido de cooperação, confiança e segurança entre elementos de uma equipe com objetivos em comum.
Além de que, o que poderá ocorrer eventualmente é o emissor responder de forma igual ou pior, cabendo-lhe na mesma situação.
Doutores, sabemos que o respeito é fundamental entre equipe, independentemente de critérios de grau de escolaridade, cargo, financeiro, situação familiar, enfim, todos precisamos ser com um só em um momento de necessidade à um doente. O doente não nos escolhe, ele necessita de nós, portanto, saibam escutar aqueles que estão de prontidão 24/7 ao lado de um doente, e receba as informações com respeito e dignidade. Saiba que qualquer pequena informação “besta” que passamos, poderá lá na frente, ajudá-los, senhores, a chegar em um critério que possa salvar aquele que esperava pela sua ajuda.
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 13 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19.
Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
Você sabia? Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Cópia do Prontuário Médico Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, é vedado ao médico “negar, ao paciente, acesso […]
Pergunta feita pela Sônia: “Sobre feridas, os curativos que são de competência do enfermeiro, a partir de qual tamanho ou profundidade uma escara deve ser cuidada exclusivamente pelo enfermeiro?” Cara Sônia, o tratamento de feridas tem sido desenvolvido por profissionais de Enfermagem desde o surgimento da profissão. Sabe-se que o profissional de enfermagem possui um […]
Pergunta: “Sou técnico de enfermagem e acadêmico do 3 ano. Esta semana aconteceu um fato que eu gostaria de tirar a dúvida. No meu trabalho estava na medicação e o médico prescreveu Buscopan composto para uma paciente. Acontece que não temos este medicamento e ao falar com meu enfermeiro ele disse que era só acrescentar […]
2 thoughts on “Erros de Comunicação: Entre Equipe de Enfermagem e Médicos”
Pertinente. É urgente também que os profissionais se façam respeitar. Enfermagem também é ciência, exige capacitação técnica além de capacitação humana. Se um doutor não consegue entender o “beabá” disso, o problema está nele. A coisa que mais me incomoda é a soberba acadêmica e pra isso existir, tem que ter dois tantos de burrice. Parabéns pelo texto! De utilidade pública!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. O uso contínuo deste site indica que você aceita esta política. Leia Mais sobre. Aceito
Pertinente. É urgente também que os profissionais se façam respeitar. Enfermagem também é ciência, exige capacitação técnica além de capacitação humana. Se um doutor não consegue entender o “beabá” disso, o problema está nele. A coisa que mais me incomoda é a soberba acadêmica e pra isso existir, tem que ter dois tantos de burrice. Parabéns pelo texto! De utilidade pública!
Humildade e respeito são grandes chaves.