UM NOVO ESTUDO PUBLICADO PELO BMJ (BRITISH MEDICAL JOURNAL) CONCLUIU QUE OS ANALGÉSICOS PODEM SER POTENCIALMENTE PERIGOSOS PARA O CORAÇÃO
Um novo estudo publicado pelo BMJ (British Medical Journal) concluiu que um dos analgésicos mais utilizados no mundo pode ser potencialmente perigoso para o coração. O estudo indicou que o diclofenaco está associado a um risco aumentado de eventos cardiovasculares em comparação com outros analgésicos, como o paracetamol.
O diclofenaco pode ser adquirido em farmácias sem receita médica e sem qualquer aviso sobre possíveis conseqüências após o uso. Pesquisadores indicam que a maneira pela qual diclofenaco é adquirido deve ser alterada e deve ser apenas com receita médica.
O diclofenaco pertence à família dos antiinflamatórios não esteróides (AINEs) e é popular em todo o mundo.
O estudo que mostra o alegado risco de diclofenaco foi realizado na Dinamarca no Hospital Universitário de Aarhus e foi liderado por Morten Schmidt.
Neste estudo, os riscos cardiovasculares foram estudados em pacientes que iniciaram tratamentos com diclofenaco, paracetamol e outros AINEs tradicionais. A amostra de dados foi de 6,3 milhões de adultos.
Os pacientes foram divididos em grupos de risco cardiovascular inicial baixo, moderado e alto.
Depois, tendo em conta factores potencialmente influentes, o aparecimento de diclofenac durante o período de estudo (1996-2016) foi associada a uma taxa mais elevada de eventos cardiovasculares adversos em 30 dias, em comparação com outros AINEs tradicionais (ibuprofeno ou naproxeno) ou paracetamol .
Os eventos que as pessoas que foram tratadas com diclofenaco apresentaram foram: batimento cardíaco irregular ou agitação, acidente vascular cerebral isquêmico, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco.
Fonte: BRITISH MEDICAL JOURNAL
Você precisa fazer login para comentar.