Os últimos anos vividos em meio à pandemia influenciaram muito a economia mundial e o mercado de trabalho. A área da Saúde está entre as mais aquecidas em procura de profissionais e capacitação técnica.
Em 2020, foi registrado um aumento de 64% em contratações em diversas funções, de acordo com pesquisa do Linkedin. Porém, dentro da Saúde uma profissão se destaca ainda mais em oferta de trabalho.
O Técnico em Enfermagem foi um dos que mais abriu vagas de emprego no período. Apenas em 2021 foi registrado um aumento de 708% em oportunidades de trabalho para estes profissionais, conforme pesquisa do site de empregos Catho.
Apesar da melhora no quadro pandêmico, a tendência de mercado deve prosseguir e se fortalecer, pois após uma grave crise sanitária mundial, é reforçado o valor pela saúde e bem-estar humanos, abrindo-se um leque novo de funções e oportunidades. E este é o cenário ideal para investimentos, seja em ações empresariais ou em capacitação pessoal.
Nesse contexto, o investimento em um curso Técnico em Enfermagem se destaca por ser uma alternativa mais econômica e rápida de capacitação e inserção neste mercado, que é um dos mais generosos em oportunidades. O movimento de busca por esta especialização já pode ser percebido pela Escola Profissional Fundatec, que registrou um aumento de 9,5% de matrículas em 2021 e contabiliza grande volume de procura nos primeiros meses de 2022.
Paola Fernanda Ravanello, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Fundatec acredita que além do mercado promissor, o interesse pelo curso também diz respeito às várias funções que a profissão oferece, oportunizando uma ampla oferta de trabalho.
“O Técnico em Enfermagem executa ações assistenciais fundamentais no desenrolar das atividades clínicas e hospitalares, como observar e registrar sinais e sintomas apresentados pelo paciente, fazendo curativos, ministrando medicamentos, coletando material para exames laboratoriais, preparo pré e pós-operatório, pré e pós-parto e ainda auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência”, destaca.
A coordenadora ainda ressalta os diferentes braços da profissão, que não se remete apenas às paredes das alas hospitalares. “O campo de atuação do Técnico em enfermagem não é focado apenas em hospitais. O profissional pode atuar tanto em clínicas geriátricas, clínicas especializadas em saúde e em posto de saúde, além de ter campo de atuação na área administrativa como auditorias de operadoras de saúde ou até mesmo auditoria de contas intra-hospitalares”, cita.
Para quem busca uma especialização, Paola orienta que a escolha por uma instituição de qualidade faz muita diferença no momento da seleção de pessoas, além da rede de contatos que deve ser formada ao longo do curso.
“Tanto a estrutura física, quanto o corpo docente é essencial em um curso de qualidade. Nós investimos muito em nosso laboratório de enfermagem, que atende a todas as necessidades do curso, deixando nossos alunos capacitados para atuarem como estagiários. Também temos Instituições parceiras e que têm um diferencial no mercado, dando destaque ao currículo dos nossos estudantes”, finaliza Paola.
Fonte: Portal Camaquã
Você precisa fazer login para comentar.