Edema e anasarca são terminologias que se referem ao acúmulo excessivo de líquido no corpo, mas têm algumas diferenças. Edema pode ser localizado, afetando apenas uma parte do corpo, ou generalizado, afetando várias partes ao mesmo tempo. Anasarca é um tipo de edema generalizado grave, que afeta todo o corpo e causa um inchaço muito evidente da pele e dos tecidos subcutâneos .
Causas
Podem ser variadas, mas geralmente estão relacionadas a problemas no coração, nos rins, no fígado ou no sistema linfático, que alteram o equilíbrio entre as forças que regulam o movimento de fluidos entre os vasos sanguíneos e os espaços intersticiais. Alguns medicamentos, alergias, infecções e desnutrição também podem provocar edema ou anasarca .
Diagnóstico
É avaliado os sinais e sintomas do paciente, a história clínica, o exame físico e os exames complementares, como exames de sangue, urina, função hepática e renal, ecocardiograma, raio-X do tórax, ultrassom renal e outros.
Tratamento
Depende da causa subjacente, mas geralmente envolve o uso de diuréticos, que ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo, e a redução do consumo de sal e líquidos na dieta. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma punção ou drenagem do líquido acumulado em certas cavidades do corpo, como o abdômen ou o tórax .
Referências:
- https://www.einstein.br/doencas-sintomas/inchaco#:~:text=Conceito%3A%20O%20edema%20%C3%A9%20o,pelo%20edema%20generalizado%20(anasarca).
- https://www.infoescola.com/medicina/edema/
Você precisa fazer login para comentar.