A Semana da enfermagem inicia-se em 12 de maio, Nascimento de Florence Nightingale, e encerra-se no dia 20 de maio com o falecimento de Ana Nery. Neste ano, curiosamente é o bicentenário de Florence.
Não é ao acaso que a semana da enfermagem inicia com a data do nascimento, uma vida nova, folha em branco a ser escrita diariamente e se encerra com a data de falecimento, da irmã morte.
Afinal o que sempre ficará marcado será a vida que tivemos, nosso legado, as nossas histórias e experiências, fixando nossa existência na memória de quem deixamos.
Celebrar a Semana da Enfermagem este ano, é celebrar a Vida de mulheres inovadoras, científicas, despojadas e acima de tudo humanas.
A história da enfermagem é encarnada na vida e na história de cada mulher com maestria e leveza de quem quer cuidar do outro, cuidar com atenção, carinho, empatia, ciência e sabedoria.
Celebrar a Semana da Enfermagem com o caos desses dias sombrios é acreditar na esperança que dias melhores virão.
Celebrar a Semana da Enfermagem no Ano Internacional da Enfermagem, diante de um inimigo sem precedentes, é cunhar nossa jornada na Grande História da Humanidade.
A cada dia, a cada plantão, hoje com a maioria de mulheres, fazemos história, a minha, a sua, a nossa, a da Enfermagem.
Alicerçamos nosso saber e nossa técnica naquelas que estão dispostas a ultrapassar os limites do conhecimento, do aprendizado, da tecnologia e até mesmo da geografia que nos separa.
Estarmos nessa Semana da Enfermagem longe uns dos outros é para mostrar que podemos ser a enfermagem mais comprometida de todos os tempos, pois estamos pelo e por quem amamos.
Ser Enfermagem nessa semana é acreditar no Cuidar, aquele que hoje necessita distância, porém com o coração unido nessa grande ciência e arte chamada ENFERMAGEM.
Uma Semana da Enfermagem com muitas experiências para quem está na linha de frente, e para quem tem a oportunidade de observar, pois não cometerão os mesmos erros quando acontecer novamente esse caos.
E lembrem-se, a Enfermagem não recua e não se intimida, ela é a nossa VIDA.
Parabéns Enfermagem!!
Se cuidem.
Christiane Ribeiro,
CEO da
Enfermagem Ilustrada/Experiências de um Técnico de Enfermagem
Você precisa fazer login para comentar.