Notícias da Enfermagem

Procura pela Enfermagem movimenta fator prático da formação nos cursos técnicos

nvestir na formação de funcionários é uma prática comum em empresas que buscam mão de obra mais qualificada e isso tem acontecido em vários setores, inclusive da saúde. Por isso muitas instituições, públicas e privadas, buscam contar com Técnicos em Enfermagem em seus quadros, mesmo antes do fim da formação.

“A demanda por profissionais de nível técnico é enorme na área de enfermagem, mesmo com mais de 140 mil profissionais técnicos em enfermagem registrados no Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. Em Divinópolis, faltam profissionais para atendimento aos serviços de saúde púbicos e privados e não é incomum recebermos pedidos de indicação de profissionais…”

“…A grande maioria dos egressos do Senac são rapidamente absorvidos no mercado de trabalho, muitos deles, logo após seus estágios curriculares obrigatórios já são contratados pela própria instituição concedente do local de oferta do estágio. Esses estágios podem acontecer na atenção primária, secundária e terciária”, explica a docente do Senac em Divinópolis, enfermeira e mestre em ciências da saúde, Deborah Fonseca.

A docente conta que o processo de passar por um campo de estágio, além de fornecer ainda mais referencial técnico e teórico para os futuros profissionais, garante laços profissionais que podem durar por toda a vida profissional: boa parte dos estudantes, ao terminar o curso, continuam trabalhando na instituição que estagiavam, desta vez efetivados.

Profissão em evidência

Segundo dados do COFEN – Conselho Federal de Enfermagem, cerca de 75% da mão de obra da área é formada por Técnicos e Auxiliares. Na prática esses profissionais são quem prestam assistência ao paciente na maioria dos momentos, realizando atendimentos, coletas e rotinas de cuidado, auxiliando os enfermeiros e médicos da unidade de saúde.

Para a docente Deborah Fonseca, a área de saúde já vinha em uma demanda crescente, que se acentuou desde a pandemia. Atualmente, a profissão está em evidência por estar sendo discutida nas casas de legislação brasileiras, já que tramita a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/2022), que visa dar segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No momento, o texto está sendo avaliado pela Câmara dos Deputados após ser aprovado no Senado.

“Essa discussão sobre a PEC influencia positivamente, pois valoriza a classe profissional e motiva ainda mais pessoas a se dedicarem a área, além de prestarem seus cuidados com mais qualidade e satisfação. É um reconhecimento necessário….”

“… Cada dia mais o cuidado com a saúde se torna uma prioridade das pessoas e os profissionais da enfermagem prestam cuidado à saúde da população desde o seu nascer até os últimos momentos de vida. Na promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação, reabilitação, tratamento e acompanhamento ao longo de todo o ciclo vital, o técnico, auxiliar e enfermeiro estão presentes”, pontua a especialista.

Curso Técnico em Enfermagem

O Senac em Divinópolis oferta o Curso Técnico em Enfermagem. O curso é realizado na modalidade presencial, com carga horária de 1600 horas. Neste curso o aluno desenvolverá as competências necessárias para prestar atendimento na atenção primária, secundária e terciária, de acordo com os mais rigorosos padrões, de forma humanizada e segura.

Os interessados devem acessar o site do Senac: https://mg.senac.br/Unidades/Paginas/divinopolis.aspx.

Mais informações pela Central de Atendimento: (37) 3229-6400.

Sobre o Senac em Divinópolis

O Senac em Divinópolis conta com 24 ambientes pedagógicos: 14 salas de aula e dez laboratórios para execução prática dos conteúdos, além do supermercado didático. Ao todo, cerca de 30 municípios são atendidos pela unidade como Arcos, Bom Despacho, Formiga, Itaúna, Oliveira, Pará de Minas e Santo Antônio do Monte.

A unidade está localizada na avenida Antônio Olímpio de Morais, 293 – Centro. Informações sobre todos os cursos ofertados no endereço comercial, pelo site https://www.mg.senac.br/ ou pelo WhatsApp (37) 3229-6400.

Fonte: G1

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com