Notícias da Enfermagem

Auxiliares de enfermagem podem obter certificado de Técnico de Enfermagem por meio de prova

A resolução Cofen n°0683/2021, aprovada em 28 de setembro de 2021, define que profissionais da enfermagem com formação em Auxiliar de Enfermagem e com experiência comprovada em carteira durante dois anos, poderão realizar o processo para certificação profissional por competência, e, caso sejam aprovados, obterão diploma em técnico.

Em São Paulo, o Centro Paula Souza é responsável pela aplicação da prova. Leila Urioste Rosso Pires, coordenadora de projetos na instituição, detalha como funciona o processo: “A prova avalia vários quesitos dos profissionais e, para realização da prova, é preciso  comprovação de experiência mínima profissional de dois anos em carteira . Além disso, são realizadas três etapas sendo elas prova teórica, prática e por fim uma entrevista”.

Para inscrição é necessário documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e carteira profissional para comprovação. Após todo o processo, o candidato aprovado irá receber certificação como Técnico de Enfermagem, sendo apto para exercer a função. Caso o profissional seja reprovado e queira realizar o processo novamente, poderá aguardar o prazo estipulado pela organização para refazer o teste ou, até mesmo, realizar o vestibulinho.

O diretor do Coren-SP, Gergézio Andrade Souza representante do quadro de auxiliares e técnicos, considera essa possibilidade um avanço. “Tivemos reunião com o SINDSEP e com o Sindicato das Instituições Privadas, para tratar justamente sobre o assunto da certificação por competência do Auxiliar de Enfermagem para Técnico de Enfermagem, o próximo passo será uma reunião com o secretário de saúde para tratar sobre os auxiliares e técnicos que estão no serviço público municipal para aderir o projeto do Centro Paula Souza”.

As provas são realizadas nas ETECS, sendo necessário residir no Estado de São Paulo.

Fonte: Coren-SP

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 14 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de enfermagem, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com