A manhã desta segunda-feira (05), iniciou com manifestação dos enfermeiros em Florianópolis, devido a suspensão do piso salarial nacional da enfermagem, fixado em R$ 4.750 para os setores público e privado. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão liminar, suspendeu no domingo (04).
O magistrado é relator da ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável. A instituição indica a possibilidade de demissão em massa e redução da oferta de leitos.
Diante dos dados apresentados até o momento, Barroso considerou mais adequado que o piso não entre em vigor até os esclarecimentos. O ministro deu prazo de 60 dias para que estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde informem o impacto financeiro do piso, os riscos de demissões no setor e redução na qualidade dos serviços.
A decisão de cárater individual, nos próximos dias, será levada para análise dos demais ministros do STF, no plenário virtual.
Fonte: SCC10
Você precisa fazer login para comentar.