Blue Dye Test: Teste de Deglutição

Você sabia que o Fonoaudiólogo faz um papel importante na avaliação de função de deglutição em pacientes traqueostomizados?

É feito o que chamamos de “Blue Dye Test”, onde consiste no uso do corante azul alimentício, para avaliar deglutição, presença de fístulas traqueoesofágicas, risco de broncoaspiração de saliva em pacientes traqueostomizados de permanência maior.

Para que o paciente seja liberado a voltar a comer por via oral, o fono faz este tipo de teste para que tenha condições de serem liberadas as dietas especiais.

Como é feito este teste?

O Teste do Corante Azul ( Blue Dye Test), consiste em aplicar 4 gotas de corante culinário azul (anilina) na cavidade oral do paciente em 4/4 horas por 2 dias consecutivos para analisar a deglutição, verificando a presença ou não de aspiração traqueal.

O paciente deverá deglutir após aplicação do corante e realizar aspiração endotraqueal imediata e ao longo do dia pela equipe multiprofissional (fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapeuta).

Sendo resultados:

  • Blue Dye Test Positivo (+) presença de secreção corada de azul;
  • Blue Dye Test Negativa (-) ausência de secreção corada de azul.

Quando o blue dye test é positivado, é reavaliado posteriormente pelo fonoaudiólogo.

É importante sempre registrar em relatório os sinais positivos e negativos deste teste, dentro do período que foi realizado o mesmo.

Resultados Esperados

Diagnóstico funcional da deglutição: Presença ou ausência de disfagia orofaríngea e riscos de broncoaspiração do alimento. Discussão do caso com a equipe multidisciplinar e estabelecer conduta  fonoaudiológica (modificar dieta VO; suspender dieta VO; indicação de terapia fonoaudiológica).

*POST DEDICADO À MINHA COLEGA FONO CRISTINA *

Referências:

  1. DE ARAÚJO, VIVIANE CASTRO; SILVA, CRISTIANE RODRIGUES; DE SOUZA CUNHA, HELBERSON PEDRO; DA SILVA RORIZ, RAQUEL NASCIMENTO; LOPES, PAMELA PAOLA CARNEIRO. OCORRÊNCIA DE BRONCOASPIRAÇÃO DE SALIVA EM PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS. OCORRÊNCIA DE BRONCOASPIRAÇÃO DE SALIVA EM PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS, [S. l.], p. 9779, 25 jun. 2018. Disponível em: https://sbfa.org.br/portal/anais2017//trabalhos_select.php?id_artigo=9779&tt=SESS%C3%83O%20DE%20P%C3%94STERES. Acesso em: 9 jan. 2021.
Comentários