Água Destilada ou Soro Fisiológico na Inalação?

Além de que a inalação muitas vezes são prescritas como o SORO FISIOLÓGICO à 0,9%, alguns estudos dizem, que a indicação melhor seria uma inalação eficaz (para casos que se utilizam as composições juntas de berotec e atrovent, ou até o clenil), água destilada é a melhor indicada pra fazer uma inalação por alguns motivos:

  • O soro fisiológico cristaliza por ter salina (cloreto de sódio ) e também se for feita várias vezes ao dia pode elevar a pressão arterial,ainda mais de quem já é tem doenças como hipertensão arterial sistêmica, por exemplo!
  • E os alvéolos pulmonares, que são responsáveis pela hematose (troca gasosa), são revestidos por uma substância, que não pode ser comprometida de jeito nenhum, pois isso poderia causar inúmeras complicações.Por isso nenhum tipo de tratamento aspirativo pode conter substâncias que comprometam essa “camada” ou os alvéolos.
    Não que o soro fisiológico representa algum risco, mas ele contém 0,9% de sal (Na+Cl-) em sua composição, o que pode acabar afetando essa substância.
    Se o médico prescreve um inalação somente como o uso do soro fisiológico, seja ela para fluidificar as secreções, sempre tente ao menos, perguntar se o paciente é hipertenso, caso resultado positivo, pergunte ao médico sobre o método alternativo de fluidificação utilizando a água destilada.
Comentários
#wpdevar_comment_11 span,#wpdevar_comment_11 iframe{width:100% !important;} #wpdevar_comment_11 iframe{max-height: 100% !important;}
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com