Notícias da Enfermagem

Ministério da Saúde oferece Programa Educacional em Saúde Digital

O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Goiás (UFG) lançaram o Programa Educacional em Saúde Digital com 12 microcursos e uma pós-graduação lato sensu em Saúde Digital. O objetivo é promover a qualificação da formação de profissionais e gestores de saúde para a implementação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.

O público-alvo são profissionais de saúde, preferencialmente, aqueles que compõem as equipes Estratégia de Saúde da Família, profissionais de tecnologia da informação, gestores municipais, estaduais e distritais de saúde e interessados no tema. Os cursos são ofertados a profissionais e estudantes com nível médio ou superior.

A pós-graduação lato sensu em Saúde Digital será ofertada gratuitamente na modalidade de ensino à distância (EaD), via plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Possui carga horária de 450 horas e 12 meses de duração. São 400 vagas e as inscrições podem ser feitas até dia 25 de abril, pelo site www.cgis.ufg.br  .

Já a oferta dos 12 microcursos, também na modalidade EAD, gratuitos, adotam a abordagem da microaprendizagem (microlearning). Os conteúdos são curtos e auto instrucionais, se diferenciando de outras metodologias, são eles:

  1. Trajetória da saúde digital no brasil
  2. Rede nacional de dados em saúde: o que precisamos saber?
  3. Segurança e ética no compartilhamento de dados pessoais de saúde
  4. Integração com a rede nacional de dados em saúde
  5. Governança em saúde digital no mundo e no Brasil
  6. Pensamento computacional
  7. Sistema de saúde brasileiro
  8. Tecnologias digitais de informações e comunicação no ensino em saúde
  9. Engajamento do paciente
  10. Semiologia do paciente
  11. Repositórios e sistemas de registro eletrônico em saúde
  12. Indicadores de saúde

Cada microcurso possui um período de inscrição e uma carga horária específica, para consultar e se inscrever acesse pelo site www.cgis.ufg.br, em qualificação profissional.

Fonte: Ascom – Cofen com informações do MS

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com