Notícias da Enfermagem

A importância da Enfermagem e da assistência multiprofissional na Medicina Reprodutiva

Com a assistência centrada no paciente em ascendência na Medicina, clínicas de reprodução assistitida como a Nidus Medicina Reprodutiva, materializam a individualização e o tratamento humanizado em cada etapa do cuidado dos pacientes no processo de tratamento.

A atuação da enfermagem é indispensável nos centros de reprodução assistida, pois, além de dar continuidade ao tratamento e aos procedimentos médicos, ela ainda une o carinho e dedicação ao profissionalismo.

A enfermeira é a responsável pelas orientações sobre as medicações que serão usadas durante a estimulação ovariana e que serão aplicadas em casa, pela própria paciente. Também é a responsável pela administração de medicações na clínica, quando necessário.

Durante todo o processo de Reprodução Assistida, tanto de baixa como, principalmente, de alta complexidade, as medicações injetáveis se fazem presentes e se tornam, na maioria das vezes, mais um fator de ansiedade.

A enfermeira também prepara as salas para as diversas atividades, auxilia durante a realização dos ultrassons, acompanha os médicos na coleta de óvulos e transferência de embriões, acompanha a evolução das pacientes na sala de repouso, participa no esclarecimento das dúvidas que possam surgir em cada etapa. Está sempre com contato direto com as pacientes, estabelecendo vínculos, que são fundamentais neste processo.

Quando recebe perguntas sobre a forma correta de aplicar as medicações Michelle não só orienta por mensagem ou ligação, como mostra o passo-a-passo da utilização. Em vídeo, sempre disponível no YouTube ou para envio à paciente, ela conta como oferece esse suporte e demonstra em manequim o melhor modo de aplicar a medicação.

A Medicina Integrativa na Reprodução Assistida

Com uma assistência integral o suporte que uma clínica de Reprodução Assistida garante benefícios reais na obtenção do sucesso da gravidez. O paciente se sente confortável e muito mais seguro. Um profissional desta técnica milenar tem sido cada vez mais requisitado neste suporte e a Clínica Nidus indica a parceria com equipe capacitada e abrangente em todas as necessidades do paciente. A Acupuntura é uma especialidade reconhecida pelo Conselho de Federal de Medicina (CFM) há mais de 25 anos no Brasil.

Apoio psicológico – Ao iniciar um programa de reprodução assistida, a maioria dos casais encontra-se fragilizado sob o ponto de vista psicológico, principalmente pelo fato de terem passado por um longo período de tentativas de conceber, não obtendo sucesso. Em consequência disso, iniciam o tratamento já carregado de frustrações e desapontamentos, de forma ambivalente renovando as esperanças.

O acompanhamento psicológico propicia um espaço de escuta, onde o casal possa falar da sua história de vida, seus projetos, medos, fantasias, expectativas. Oferece um suporte emocional aos pacientes, já que o processo pode ser desgastante, envolvendo tanto aspectos físicos como psíquicos.

Suporte nutricional – A nutrição e o estilo de vida saudável exercem efeito preventivos para diversos problemas de saúde, e a infertilidade é um deles. A Clínica Nidus disponibiliza para opção de orientação nutricional uma profissional especializada em Reprodução Assistida, que poderá elaborar um plano alimentar capaz de ofertar nutrientes em quantidades adequadas, eles melhoram a qualidade do óvulo e previnem a formação de radicais livres, favorecendo os processos necessários em diversos procedimentos.

Fonte: G1

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com