Notícias da Enfermagem

Após reunião com presidente, ministra da Saúde reafirma apoio ao piso

A nova ministra da Saúde, Nisia Trindade, voltou a assegurar o compromisso do Governo Federal com o Piso Salarial da Enfermagem brasileira. Durante reunião nesta terça-feira (10/1) com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, ficou definido que o pagamento do piso será uma das pautas centrais da gestão.

Após o encontro, Trindade realizou uma publicação nas redes sociais apresentando um panorama dos assuntos debatidos. “Reafirmamos também o compromisso com o Piso Salarial da Enfermagem, pois são premissas do nosso trabalho a garantia da sustentabilidade do SUS e do trabalho digno em saúde”, destacou.

Na última semana, durante seu discurso de posse, a nova ministra já havia garantido o comprometimento com o pagamento do piso. Durante a fala, Nisia Trindade destacou a essencialidade dos profissionais da Saúde e vinculou o pagamento do piso às condições de trabalho dignas e a uma prestação de serviços de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Relembre – Após décadas de luta da Enfermagem, a Lei do Piso Salarial, de autoria do senador Fabiana Contarato (PT-ES), foi aprovada por unanimidade no Senado e por ampla maioria na Câmara, unindo parlamentares de diferentes matizes. A implementação da lei foi suspensa pelo STF, em ação direta de inconstitucionalidade movida por entidades patronais.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, comemorou o apoio dado à luta histórica da categoria. “O comprometimento reiterado da ministra sinaliza a continuidade da interlocução que já estava sendo estabelecida com o Ministério da Saúde pela efetividade do nosso piso. Seguiremos lutando com a diligência necessária, buscando solucionar o impasse para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes sejam efetivamente reconhecidos e possam alcançar a tão sonhada valorização salarial”, afirmou.

Fonte: Ascom – Cofen

Comentários
Christiane Ribeiro
Técnico de Enfermagem Intensivista (há 12 anos), atuante em UTI Adulto: Geral, Cardiológica, COVID-19. Além de ser profissional de saúde, sou ilustradora digital, e nos tempos livres dedico à ilustrações da saúde para estudantes e profissionais, e também sou uma influenciadora digital na enfermagem.
https://enfermagemilustrada.com