Todos sabem da importância de uma boa higienização para impedir contaminações seguidas de infecções, quando se trata de profissionais da saúde, sua falta de higiene contamina, infecciona e mata os outros!
Mas o que é Antissepsia?
Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir ou remover os micro-organismos em sua superfície (ANVISA). EX: lavar as mãos.
E os Antissépticos?
Um antisséptico adequado deve exercer a atividade germicida sobre a flora cutâneomucosa em presença de sangue, soro, muco ou pus, sem irritar a pele ou as mucosas.
Os agentes que melhor satisfazem as exigências para a aplicação em tecidos vivos são os iodos, a clorexidina, o álcool e o hexaclorofeno. Não podemos deixar de destacar o famoso PVPI, o qual é muito utilizado na antissepsia. Porém, os diferentes tipos de PVPI são utilizados em diferentes superfícies, então vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?
PVPI degermante: Utilizado somente em pele íntegra! Tem a finalidade de remover sujidade e reduzir a flora transitória e residente. Tem indicação também na degermação da pele, mãos, área cirúrgica e procedimentos invasivos.
PVPI aquoso: Composto orgânico de iodo, não age na presença de materiais orgânicos e eleva o nível sérico de iodo;
PVPI alcoólico: Indicado para uso em pele íntegra! Após degermação das mãos, com a finalidade de fazer luva química. Demarca a área operatória, reduzindo a flora da pele.
O que é Assepsia?
É o processo, pelo qual, consegue afastar os microorganismos de um determinado ambiente, objeto ou campo operatório. Ex: Uso de gorro, óculos de proteção, máscara, capote, luvas (sejam elas de procedimento ou estéreis), propés, roupa privativa.
Você precisa fazer login para comentar.