A Máscara de Venturi é dispositivo de alto fluxo para tratamento cujo objetivo é manter a saturação de O2 acima de 90%, o nível recomendado para a saúde. Algumas pessoas possuem a taxa de oxigênio baixa em casos de fibrose pulmonar ou taquipneia, por exemplo, e então precisam de complementação através deste método.
De onde vem este nome, o Venturi?
O nome dado à esta máscara é proveniente do físico Giovanni Battista Venturi (1746-1822), que na qual é chamado de “Efeito de Venturi”, ocorre, quando em um sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento diminuindo sua pressão e consequentemente aumentando sua velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre ” também ” uma baixa pressão.
Como a Máscara funciona?
O sistema de Venturi possibilita um controle da Fração inspirada de O2 (FiO2) fornecida ao paciente. Neste item, a codificação da FiO2 fornecida ao sistema é realizada por meio de válvulas plásticas de diferentes cores, de acordo com a quantidade de oxigênio que elas liberam em litros por minuto.
Quais são os componentes que compõem a Máscara de Venturi?
A máscara de venturi é composta por: máscara, traquéia, diluidor, suporte do diluidor e extensão.
O Sistema de cores
A maioria dos fabricantes de máscaras de Venturi segue uma tabela de cores padrão:
– Válvula Azul: libera 4L de oxigênio por minuto a uma concentração de O2 de 24%;
– Válvula Amarela: Oferece 4L por minuto a uma concentração de 28%;
– Válvula Branca: oferece 6L por minuto a uma concentração de 31%;
– Válvula Verde: Oferece 8L por minuto a 35%;
– Válvula Rosa: Oferece 8L por minuto a 40%;
– Válvula Laranja: Oferece 10L por minuto a 50%.
É preciso umidificar?
É indicado utilizar água destilada para que evite o ressecamento das VAS, portanto, cabe a pesquisar o POP de sua instituição, para conhecer o seu padrão de uso.
É recomendado em uso domiciliar?
Não pode ser usada para prescrição domiciliar devido ao alto fluxo utilizado (no mínimo 3 l/min).
Cuidados com a Limpeza
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE a Máscara Venturi, DESMONTE e DESINFECTE/ESTERILIZE.
A limpeza antes do uso pode ser feita com água morna e sabão neutro e/ou lavagem por imersão em solução de detergente enzimático neutro, à temperatura entre 35 °C e 54 °C, durante 10 minutos.
O enxágue deve ser feito com água destilada ou filtrada de forma a eliminar as altas concentrações de cloro e/ou outros contaminantes que possam afetar os materiais e deixe-a secar ao ar. Álcoois jamais devem ser utilizados para limpeza da Máscara Venturi. Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco. A Máscara Venturi deve ser descartada após o uso.
Aproveite e assista ao vídeo em nosso canal YouTube, e conheça um pouco mais sobre a Máscara de Venturi.
Você precisa fazer login para comentar.